Encontrada uma abelha metade fêmea, metade macho (e dividida perfeitamente ao meio)

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira abelha ginandromórfica, cujo corpo é metade fêmea, metade macho. Este indivíduo é da espécie Megalopta amoenae, nativa da América Central e do Sul.

Investigadores liderados por Erin Krichilsky, entomóloga da Universidade Cornell, estavam a fazer um estudo sobre sobre ritmos circadianos nas M. amoenae e estavam a trabalhar com abelhas vivas da floresta da ilha Barro Colorado, no Panamá, no Smithsonian Tropical Research Institute.

Encontrar esta abelha foi um golpe de sorte, segundo conta o ScienceAlert. No lado esquerdo, a abelha era fisiologicamente masculina, com uma mandíbula pequena e delicada, uma antena longa e uma perna traseira fina e delicada com menos cerdas. Por outro lado, o lado direito tinha características femininas – uma antena mais curta, uma mandíbula pronunciada e dentada e uma perna traseira espessa e peluda.

A condição é conhecida: chama-se

Chelsey Ritner / Utah State University

ginandromorfismo. O fenómeno já foi encontrado em pelo menos 140 espécies de abelhas, além de borboletas, pássaros e crustáceos. É praticamente desconhecidos em mamíferos. Nas abelhas, geralmente só é visto depois de o inseto já ter morrido.

A abelha descoberta é primeiro indivíduo ginandromórfico conhecido da sua espécie.

“Este fenómeno pode oferecer informações sobre a evolução de características morfológicas especializadas, como a morfologia masculina de linhagens de abelhas parasitas, a morfologia modificada de castas sociais de insetos e novos métodos de reprodução”, escreveram os investigadores, no seu estudo publicado em fevereiro na revista científica Journal of Hymenoptera Research.

Como a equipa já estava a estudar ritmos circadianos, decidiram ver se e como os ritmos circadianos diferiam no seu indivíduo ginandromórfico. Os cientistas rastrearam as abelhas durante quatro dias e descobriram que tendem a acordar um pouco mais cedo do que as abelhas machos e fêmeas. No entanto, os seus períodos de atividade de maior intensidade assemelhavam-se mais ao comportamento feminino.

Há alguns aspetos do ginandromorfismo das abelhas que já começámos a entender. Um estudo de 2018 lançou alguma luz sobre como existe em abelhas: se o esperma de um segundo e até terceiro indivíduos entrar num óvulo já fertilizado – um embrião feminino -, pode dividir-se para produzir tecido masculino, resultando num ginandromorfo.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Afastado juiz que disse que "fechar as pernas" impedia agressão sexual

Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado. Segundo noticiou …

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …