/

Como a Primavera afecta… o cabelo (e o que fazer para evitar)

Vem a Primavera, vêm as alergias. Lá se vai o cabelo e lá se vai o couro cabeludo – se não houver cuidado, obviamente.

A Primavera é a altura do ano mais esperada por muita gente – mas também traz alguns problemas de saúde, sobretudo para quem não tiver cuidado.

Provavelmente o mais comentado é a famosa e temida temporada das alergias: pólenes, ácaros e outros alergénios a pairar no ar.

As alergias não afectam só as vias respiratórias. O cabelo também se “queixa”.

O couro cabeludo fica com irritação, escamação ou enfraquecimento e, inclusive, esta fase pode provocar a queda de cabelo. Há igualmente vermelhidão devido à inflamação e descamação, sobretudo, em pessoas com pele seca.

Por isso a Insparya, empresa especialista em transplante capilar, deixa quatro rotinas para evitar problemas graves no cabelo.

A primeira sugestão é lavar o couro cabeludo, massajando suavemente a zona afectada para estimular a circulação sanguínea. O ideal é usar água morna.

A segunda, lê-se em nota enviada ao ZAP, é enxaguar bem o cabelo e evitar qualquer produto exfoliante, para evitar uma irritação mais intensa no couro cabeludo; de preferência, para desembaraçar o cabelo, use escovas ou pentes de dentes largos – e nunca fazê-lo com o cabelo húmido.

Também se deve evitar fontes de calor – absorvem a humidade que é essencial para que o cabelo se mantenha hidratado. Mesmo o secador não deve estar muito quente, é melhor uma temperatura média ou fria; e a uma distância de aproximadamente 15 a 20 centímetros do couro cabeludo.

Por fim, se utilizar fixadores de cabelo, cuidado com os ingredientes presentes na fórmula. Usar em demasia pode originar queda do cabelo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.