Primatas passaram num complexo teste de “teoria da mente”

William Warby / Flickr

Um novo estudo sugere que os primatas também possuem a chamada “teoria da mente”, uma habilidade que se pensava ser exclusiva dos seres humanos.

O que é que nos separa a nós, humanos, dos primatas? Uma das coisas que tanto se fala é a conhecida “teoria da mente”, a capacidade que nos permite entender e antecipar os pensamentos dos outros (desejos, conhecimentos, motivos e intenções), mesmo quando são diferentes ou se opõem aos nossos.

Muitos defendem que os humanos são as únicas criaturas a possuir esta habilidade complexa. No entanto, escreve o IFLSCience, uma nova pesquisa sobre primatas está a lançar dúvidas sobre esta suposição de longa data.



No estudo publicado em setembro na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, uma equipa internacional de investigadores da Universidade de Quioto, no Japão; do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha; e da  University de St Andrews, na Escócia, demonstrou que membros da família dos primatas, tal como chimpanzés, bonobos e orangotangos, parecem possuir esta “teoria da mente”.

A equipa chegou a esta conclusão depois de uma série de experimentos em 47 primatas em cativeiro em santuários no Japão e na Alemanha: 29 chimpanzés, 14 bonobos e quatro orangotangos.

No primeiro teste, o primata viu um filme que mostrava um ator a ser levado a pensar que um objeto estava escondido numa caixa. Depois de o humano ter visto o objeto a ser colocado na caixa, foi embora e o objeto foi removido. Então, o macaco sabia que o objeto não estava na caixa, mas o humano ainda pensava que estava lá.

Ao usar a tecnologia de rastreamento ocular para registar o seu olhar, parecia que o macaco antecipava a falsa crença do humano de que o objeto ainda estava na caixa (mesmo sabendo que não estava).

Para aprofundar mais a questão, a equipa criou outro cenário ainda mais confuso. Os macacos foram divididos aleatoriamente em dois grupos e familiarizados com um de dois tipos de tela: uma barreira feita de material opaco e uma barreira com “truque” (que parece opaca à distância, mas transparente de perto).

Os primatas assistiram a um novo filme com a mesma premissa do primeiro, mas com as duas novas telas. Tal como esperado, os macacos que estavam familiarizados com a barreira opaca anteciparam que o humano iria procurar o objeto debaixo da caixa onde foi visto pela última vez. No entanto, os outros macacos foram capazes de antecipar que o humano não iria procurar em nenhum outro local, pois o objeto havia sido removido, e ambos estavam cientes disso.

Esta forte capacidade de prever as ações de outra pessoa — mesmo tendo em conta as suas diferentes perspetivas, conhecimentos e intenções — mostra um nível notável de inteligência e, de acordo com os investigadores, mostra evidências de que os macacos possuem a chamada “teoria da mente”.

“Estamos entusiasmados por descobrir que os primatas conseguiram passaram neste teste difícil”, disse o autor do estudo, Fumihiro Kano, do Santuário Kumamoto e do Instituto de Pesquisa Primata da Universidade de Kyoto, num comunicado.

“Os resultados sugerem que partilhamos essa habilidade com os nossos primos evolutivos. Planeamos continuar a refinar os nossos métodos para testar outras alternativas não mentalistas à teoria da mente em animais não humanos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …