Primatas passaram num complexo teste de “teoria da mente”

William Warby / Flickr

Um novo estudo sugere que os primatas também possuem a chamada “teoria da mente”, uma habilidade que se pensava ser exclusiva dos seres humanos.

O que é que nos separa a nós, humanos, dos primatas? Uma das coisas que tanto se fala é a conhecida “teoria da mente”, a capacidade que nos permite entender e antecipar os pensamentos dos outros (desejos, conhecimentos, motivos e intenções), mesmo quando são diferentes ou se opõem aos nossos.

Muitos defendem que os humanos são as únicas criaturas a possuir esta habilidade complexa. No entanto, escreve o IFLSCience, uma nova pesquisa sobre primatas está a lançar dúvidas sobre esta suposição de longa data.

No estudo publicado em setembro na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, uma equipa internacional de investigadores da Universidade de Quioto, no Japão; do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha; e da  University de St Andrews, na Escócia, demonstrou que membros da família dos primatas, tal como chimpanzés, bonobos e orangotangos, parecem possuir esta “teoria da mente”.

A equipa chegou a esta conclusão depois de uma série de experimentos em 47 primatas em cativeiro em santuários no Japão e na Alemanha: 29 chimpanzés, 14 bonobos e quatro orangotangos.

No primeiro teste, o primata viu um filme que mostrava um ator a ser levado a pensar que um objeto estava escondido numa caixa. Depois de o humano ter visto o objeto a ser colocado na caixa, foi embora e o objeto foi removido. Então, o macaco sabia que o objeto não estava na caixa, mas o humano ainda pensava que estava lá.

Ao usar a tecnologia de rastreamento ocular para registar o seu olhar, parecia que o macaco antecipava a falsa crença do humano de que o objeto ainda estava na caixa (mesmo sabendo que não estava).

Para aprofundar mais a questão, a equipa criou outro cenário ainda mais confuso. Os macacos foram divididos aleatoriamente em dois grupos e familiarizados com um de dois tipos de tela: uma barreira feita de material opaco e uma barreira com “truque” (que parece opaca à distância, mas transparente de perto).

Os primatas assistiram a um novo filme com a mesma premissa do primeiro, mas com as duas novas telas. Tal como esperado, os macacos que estavam familiarizados com a barreira opaca anteciparam que o humano iria procurar o objeto debaixo da caixa onde foi visto pela última vez. No entanto, os outros macacos foram capazes de antecipar que o humano não iria procurar em nenhum outro local, pois o objeto havia sido removido, e ambos estavam cientes disso.

Esta forte capacidade de prever as ações de outra pessoa — mesmo tendo em conta as suas diferentes perspetivas, conhecimentos e intenções — mostra um nível notável de inteligência e, de acordo com os investigadores, mostra evidências de que os macacos possuem a chamada “teoria da mente”.

“Estamos entusiasmados por descobrir que os primatas conseguiram passaram neste teste difícil”, disse o autor do estudo, Fumihiro Kano, do Santuário Kumamoto e do Instituto de Pesquisa Primata da Universidade de Kyoto, num comunicado.

“Os resultados sugerem que partilhamos essa habilidade com os nossos primos evolutivos. Planeamos continuar a refinar os nossos métodos para testar outras alternativas não mentalistas à teoria da mente em animais não humanos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …