Primatas passaram num complexo teste de “teoria da mente”

William Warby / Flickr

Um novo estudo sugere que os primatas também possuem a chamada “teoria da mente”, uma habilidade que se pensava ser exclusiva dos seres humanos.

O que é que nos separa a nós, humanos, dos primatas? Uma das coisas que tanto se fala é a conhecida “teoria da mente”, a capacidade que nos permite entender e antecipar os pensamentos dos outros (desejos, conhecimentos, motivos e intenções), mesmo quando são diferentes ou se opõem aos nossos.

Muitos defendem que os humanos são as únicas criaturas a possuir esta habilidade complexa. No entanto, escreve o IFLSCience, uma nova pesquisa sobre primatas está a lançar dúvidas sobre esta suposição de longa data.

No estudo publicado em setembro na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, uma equipa internacional de investigadores da Universidade de Quioto, no Japão; do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha; e da  University de St Andrews, na Escócia, demonstrou que membros da família dos primatas, tal como chimpanzés, bonobos e orangotangos, parecem possuir esta “teoria da mente”.

A equipa chegou a esta conclusão depois de uma série de experimentos em 47 primatas em cativeiro em santuários no Japão e na Alemanha: 29 chimpanzés, 14 bonobos e quatro orangotangos.

No primeiro teste, o primata viu um filme que mostrava um ator a ser levado a pensar que um objeto estava escondido numa caixa. Depois de o humano ter visto o objeto a ser colocado na caixa, foi embora e o objeto foi removido. Então, o macaco sabia que o objeto não estava na caixa, mas o humano ainda pensava que estava lá.

Ao usar a tecnologia de rastreamento ocular para registar o seu olhar, parecia que o macaco antecipava a falsa crença do humano de que o objeto ainda estava na caixa (mesmo sabendo que não estava).

Para aprofundar mais a questão, a equipa criou outro cenário ainda mais confuso. Os macacos foram divididos aleatoriamente em dois grupos e familiarizados com um de dois tipos de tela: uma barreira feita de material opaco e uma barreira com “truque” (que parece opaca à distância, mas transparente de perto).

Os primatas assistiram a um novo filme com a mesma premissa do primeiro, mas com as duas novas telas. Tal como esperado, os macacos que estavam familiarizados com a barreira opaca anteciparam que o humano iria procurar o objeto debaixo da caixa onde foi visto pela última vez. No entanto, os outros macacos foram capazes de antecipar que o humano não iria procurar em nenhum outro local, pois o objeto havia sido removido, e ambos estavam cientes disso.

Esta forte capacidade de prever as ações de outra pessoa — mesmo tendo em conta as suas diferentes perspetivas, conhecimentos e intenções — mostra um nível notável de inteligência e, de acordo com os investigadores, mostra evidências de que os macacos possuem a chamada “teoria da mente”.

“Estamos entusiasmados por descobrir que os primatas conseguiram passaram neste teste difícil”, disse o autor do estudo, Fumihiro Kano, do Santuário Kumamoto e do Instituto de Pesquisa Primata da Universidade de Kyoto, num comunicado.

“Os resultados sugerem que partilhamos essa habilidade com os nossos primos evolutivos. Planeamos continuar a refinar os nossos métodos para testar outras alternativas não mentalistas à teoria da mente em animais não humanos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …