Irlandesa continua a apostar na Península Ibérica, que já representa 17% do seu volume de negócios global. Primeira loja 100% dedicada a artigos para a casa é autónoma e vai nascer na Irlanda do Norte.
A Primark vai reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de três novas lojas este ano, elevando o número total de lojas da marca no país para 14.
Como parte de uma estratégia mais ampla de expansão na Península Ibérica — , onde estão previstas também inaugurações em Espanha, especificamente em Lugo, Zaragoza e Jáen, totalizando 64 lojas naquele mercado — a cadeia irlandesa vai chegar este ano a três novas cidades portuguesas: Guimarães, Viseu e Covilhã.
A Primark tem vindo a apostar na expansão e renovação das suas operações na região ibérica. Em 2024, abriu cinco lojas, renovou nove e ampliou três na Península Ibérica, aumentando o número total de colaboradores para 11 mil, com 700 novos postos de trabalho criados no último ano, segundo o Jornal de Negócios. O mercado ibérico já representa 17% do volume de negócios global da empresa e gera cerca de 1,9 mil milhões de euros, um crescimento de 6% face ao ano anterior.
Portugal tem sido um mercado estratégico para a Primark. Em outubro de 2024, a marca inaugurou uma loja no Montijo e ampliou o espaço no Colombo em junho do mesmo ano. Com o objetivo de duplicar a sua quota de mercado em território nacional, a empresa começou a implementar um novo conceito de lojas de menor dimensão, de modo a servir regiões com menor volume de vendas, mantendo os preços acessíveis e atraindo novos clientes.
A empresa também anunciou recentemente a abertura da sua primeira loja 100% dedicada a artigos para a casa, a Primark Home, que vai abrir em Donegall Place, no centro de Belfast, na Irlanda do Norte. Autónoma e com 8.700 metros quadrados num único piso, será um teste ao conceito de loja “Home”, revela o CEO citado pelo Belfast Telegraph.