Bruxelas “acalma” previsão do Governo para a economia. 1,5% é demasiado

1

Orçamento do Estado tinha previsto crescimento de 1,5% para este ano. Comissão Europeia fica-se pelos 1,2%.

A Comissão Europeia apresentou nesta quinta-feira as suas previsões económicas intercalares de Inverno, que apresentam números mais baixos para a economia portuguesa, comparando com a previsão do Governo.

Para 2024, Bruxelas prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal cresça 1,2%. E no próximo ano “salta” para 1,8%.

O Orçamento do Estado prevê que o PIB cresça 1,5% em termos reais em 2024. São 0,3 pontos percentuais acima.

A revisão da Comissão Europeia é mais baixa do que a própria revisão anterior proveniente de Bruxelas, que previa um crescimento da economia portuguesa de 1,3%.

O relatório justifica estes números com uma “fraca procura por parte dos principais parceiros comerciais” e, por isso, o crescimento económico vai ser moderado no início de 2024 e aumenta gradualmente depois, cita o ECO.

O mesmo documento acredita que o consumo privado vai “beneficiar de um aumento constante do emprego e dos salários, compensando em grande parte as despesas mais elevadas das famílias com pagamentos de juros do crédito à habitação.

Em relação às importações, deverão ser mais relevantes do que as exportações na economia lusa. E ainda há referência ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que vai “continuar a apoiar o investimento”.

A Comissão Europeia prevê que a inflação vai descer de 5,3% (no ano passado) para 2,3% neste ano – e aqui os números são mais positivos do que a inflação de 3,3% prevista pelo Governo.

No geral, prevê-se que o PIB da zona euro cresça 0,8% ao longo deste ano. Um “crescimento modesto” em 2024. Já a inflação europeia deve ficar-se pelos 2,7%.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.