/

Prestação da casa desce amanhã (para alguns)

ZAP // Darwinius / Wikimedia; Rawpixel

Fevereiro é sinónimo de descida ligeira dos valores no crédito à habitação. Mas quem tem contratos a 12 meses terá de esperar.

Amanhã, quinta-feira, começa um mês que vai trazer algum alívio nas contas dos portugueses.

Fevereiro é sinónimo de valores menores no crédito à habitação – mas só para alguns.

A CNN Portugal sublinha que, após tantas subidas consecutivas na prestação da casa, o novo mês vai trazer uma diminuição ligeira.

No entanto, vai abranger as menores “fatias” do mercado do crédito à habitação: os contratos indexados à Euribor 3 meses e Euribor 6 meses.

São as primeiras descidas na prestação da casa em praticamente 2 anos, resultado do alívio nas taxas Euribor.

Com números concretos: num empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread de 1%, a mensalidade cai 6 euros (3 meses) e pouco mais de 10 euros (6 meses).

Mas quem tem empréstimo a 12 meses, ainda vai ver o valor da prestação subir ligeiramente, aproximadamente 10 euros.

Refira-se que há cada vez mais empréstimos (nos novos contratos) a 6 meses, que já estão “colados” aos empréstimos a 12 meses, que ainda lideram, como mostra o Banco de Portugal.

Há poucas semanas partilhámos números que mostram que os 10 maiores bancos em Portugal já estavam a baixar as taxas juro no crédito à habitação.

As percentagens começaram a descer, quer nas taxas variáveis, quer – e essencialmente – nas propostas de taxa mista, que passou a ser a favorita nos novos contratos de empréstimo para comprar casa.

Há taxas fixas, nos dois primeiros anos do contrato, que começam nos 3,25% e ficam assim abaixo dos valores da Euribor – entre os 3,6% e 3,9%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.