“Pressionaram-me para o denunciar”. Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar.

O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma das personagens mais carismáticas do mundo do futebol. Há cerca de 25 anos, Higuita protagonizou uma das defesa mais icónicas de sempre. Num jogo entre Inglaterra e Colômbia, o guarda-redes defendeu a bola com os calcanhares, num movimento que ficou imortalizado na história como “escorpião”.

O colombiano também era conhecido por manter uma suposta relação de amizade com Pablo Escobar, o famoso narcotraficante. Em declarações à Fox Sports, ‘El Loco’ recordou os tempos em que chegou a ser perseguido pela polícia devido às ligações a Escobar.

“Quando começa a perseguição a Pablo Escobar, começam a apanhar todos os seus amigos. A mim pressionaram-me para o denunciar, mas eu não sabia de nada”, recordou numa videochamada divulgada nas redes sociais.

“Cheguei a visitá-lo, mas as autoridades sabiam que estava inocente”, contou Higuita. “Por ser amigo de Pablo Escobar, não quer dizer que fosse um traficante”. O antigo futebolista chegou mesmo a ser preso após ser acusado de ser intermediário num sequestro.

Além disso, Higuita criticou aqueles que julgam as pessoas por uma fotografia: “Se apareço numa foto com Álvaro Uribe Vélez [política colombiano], vão dizer-me que sou político. Se apareço com alguém da guerrilha, vão dizer que sou guerrilheiro. Se for com Pablo Escobar, é porque sou narcotraficante. Mas, por ser religioso, nunca me dizem que sou o Papa”, atirou.

Embora fosse guarda-redes, René Higuita conta com três golos em 68 internacionalizações pela seleção colombiana. Também marcou muitos mais golos pelos clubes que foi passando, maioritariamente na Colômbia. O ‘guardião’ saiu por quatro vezes do país, para jogar no Valladolid (Espanha), Veracruz (México), Aucas (Equador) e Guaros (Venezuela).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …