Preso numa gruta muito profunda. Vai ser muito difícil salvar investigador

National Cave Rescue Commission

Mark Dickey

Mark Dickey está a 1.040 metros de profundidade na terceira gruta mais profunda da Turquia. Operação internacional para tentar resgatá-lo.

Um investigador está preso na terceira gruta mais profunda da Turquia, no Vale de Morca.

Mark Dickey, 40 anos, estava numa expedição ao local, no meio de um grupo de investigadores, quando de repente se sentiu mal.

De acordo com a Associação Europeia de Salvamento, o norte-americano começou a ter fortes dores gástricas quando estava 1.040 metros abaixo da entrada da gruta.

O alerta foi dado no sábado passado, por outro elemento da expedição, e já originou uma operação internacional. No domingo juntaram-se especialistas da Hungria, na segunda-feira chegaram búlgaros e na quarta-feira juntaram-se equipas de Itália, Croácia e Polónia.

Mark tem uma hemorragia gastrointestinal e não consegue sair sozinho da gruta.

Os responsáveis pelo resgate já avisaram: uma missão de resgate nesta profundidade é “muito rara, extremamente difícil” e precisa de gente muito experiente nestas funções.

E ainda houve um extra: as burocracias. O processo administrativo com as autoridades turcas.

O investigador já recebeu uma infusão de sangue administrada por socorristas.

O norte-americano está muito abaixo da superfície e há locais onde uma maca nem consegue passar – são demasiado estreitos, explica a agência Associated Press.

A operação de resgate pode demorar dias ou semanas mas o investigador, para já, está estável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.