Presidente da Segurança Social demite-se

1

António Cotrim / Lusa

Governo demonstrou falta de confiança, justifica Ana Vasques. Em causa os acertos à retenção na fonte de IRS das pensões em abril e maio.

A presidente do Instituto da Segurança Social (ISS), Ana Vasques, apresentou hoje a demissão à ministra do Trabalho por entender que o atual governo demonstrou “falta de confiança”, na sequência da questão da retenção do IRS nas pensões.

Na carta enviada à ministra Maria do Rosário Ramalho, e a que a Lusa teve acesso, a presidente do Instituto da segurança Social afirma que tomou a decisão de se demitir depois da “posição pública assumida pelo Governo a propósito dos acertos à retenção na fonte de IRS das pensões pagas pelo ISS no mês de abril e maio”.

“Mostrando surpresa e `estupefação` relativamente a essa decisão e a este propósito apontando a omissão deste assunto na reunião do dia 22 de abril, entre o conselho diretivo do ISS, V. Ex.ª e o senhor secretário de Estado da Segurança Social, configuram objetivamente uma manifestação de falta de confiança do governo na presidente do conselho diretivo do ISS”, lê-se na carta.

O caso em questão é uma tabela provisória de retenção de IRS anunciada pela Segurança Social (em janeiro) que depois não foi concretizada.

Neste mês, maio, 328 mil pensionistas foram alvos de acertos para corrigir a retenção de IRS. Houve uma redução líquida nos valores recebidos em maio, noticiou o Jornal de Negócios.

Na altura, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social acusou o Governo PS de “aumento artificial”, dizendo que estava estupefacto com esta inversão.

Por causa dessa notícia, a agora presidente demissionária foi ouvida pelos deputados na Assembleia da República, na semana passada.

Nessa audição, assegurou que não houve qualquer motivo político na origem dessa tabela provisória de janeiro.

Ana Vasques garantiu que a correção, o acerto, só surgiram quatro meses depois “por motivos informáticos”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. O Instituto da Segurança Social é um antro de incompetência.
    Há muito que que uma profunda limpeza deveria ter sido feita.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.