/

Presidente do México diz que vídeo do irmão a receber dinheiro é “difamação política”

eneas / Flickr

Andrés Manuel López Obrador, Presidente do México

O Presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, ignorou na sexta-feira um vídeo em que um dos seus irmãos recebe dinheiro de um político, afirmando que se trata de uma campanha difamatória, organizada por adversários.

O vídeo, divulgado pelo Latinus e o segundo do género divulgado, gerou novas críticas a Lopez Obrador por parte da oposição, que este descreve como “corrupta”. Aparentemente feito em 2015, mostra um homem que depois integrou o governo do Presidente a entregar a Martin Jesus Lopez Obrador um envelope com notas.

“Acho que a intenção é causar dano, ou tentar”, disse o Presidente em conferência de imprensa, citado pela agência Reuters. “É a perene campanha negra dos meus adversários. Estamos habituados a isso. Mas saímos sempre ilesos da calúnia”, reforçou, frisando que as autoridades deveriam investigar se ocorreu algum crime, punindo qualquer delito.

O homem filmado é David Leon, que Lopez Obrador nomeou chefe da agência de proteção civil após assumir a presidência, em dezembro de 2018. Este deixou o governo em agosto, após a divulgação de outro vídeo, em que também entrega dinheiro a um irmão do Presidente. Na ocasião, o chefe de Estado disse que eram contribuições de apoiantes.

No Twitter, Leon indicou que o dinheiro que aparece no segundo vídeo, agora divulgado, era um empréstimo que havia feito com as suas economias pessoais.

A divulgação deste vídeo ocorre três semanas antes de um referendo sobre a possibilidade de investigar decisões políticas anteriores, medida que Lopez Obrador usou anteriormente para questionar o legado de ex-Presidentes.

Segundo o Latinus, este último vídeo foi filmado antes das eleições nas quais o partido político de Lopez Obrador, o Movimento de Regeneração Nacional de esquerda (MORENA), concorreu pela primeira vez. O Presidente referiu que o dinheiro não era para a campanha política e que entendia que se tratava de um assunto pessoal entre o seu irmão e Leon.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.