Presidente do México diz que vídeo do irmão a receber dinheiro é “difamação política”

eneas / Flickr

Andrés Manuel López Obrador, Presidente do México

O Presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, ignorou na sexta-feira um vídeo em que um dos seus irmãos recebe dinheiro de um político, afirmando que se trata de uma campanha difamatória, organizada por adversários.

O vídeo, divulgado pelo Latinus e o segundo do género divulgado, gerou novas críticas a Lopez Obrador por parte da oposição, que este descreve como “corrupta”. Aparentemente feito em 2015, mostra um homem que depois integrou o governo do Presidente a entregar a Martin Jesus Lopez Obrador um envelope com notas.

“Acho que a intenção é causar dano, ou tentar”, disse o Presidente em conferência de imprensa, citado pela agência Reuters. “É a perene campanha negra dos meus adversários. Estamos habituados a isso. Mas saímos sempre ilesos da calúnia”, reforçou, frisando que as autoridades deveriam investigar se ocorreu algum crime, punindo qualquer delito.

O homem filmado é David Leon, que Lopez Obrador nomeou chefe da agência de proteção civil após assumir a presidência, em dezembro de 2018. Este deixou o governo em agosto, após a divulgação de outro vídeo, em que também entrega dinheiro a um irmão do Presidente. Na ocasião, o chefe de Estado disse que eram contribuições de apoiantes.

No Twitter, Leon indicou que o dinheiro que aparece no segundo vídeo, agora divulgado, era um empréstimo que havia feito com as suas economias pessoais.

A divulgação deste vídeo ocorre três semanas antes de um referendo sobre a possibilidade de investigar decisões políticas anteriores, medida que Lopez Obrador usou anteriormente para questionar o legado de ex-Presidentes.

Segundo o Latinus, este último vídeo foi filmado antes das eleições nas quais o partido político de Lopez Obrador, o Movimento de Regeneração Nacional de esquerda (MORENA), concorreu pela primeira vez. O Presidente referiu que o dinheiro não era para a campanha política e que entendia que se tratava de um assunto pessoal entre o seu irmão e Leon.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …