Presidente executivo da emissora CBS investigado por assédio sexual

Diretores independentes do grupo de televisão norte-americano CBS estão a conduzir uma investigação interna sobre o seu presidente executivo, Leslie Moonves, alvo de acusações de assédio sexual.

A revista norte-americana The Hollywood Reporter avançou nesta sexta-feira que a The New Yorker estava a preparar um artigo sobre acusações contra Moonves por alegado comportamento sexual impróprio.

Segundo revela a revista, Moonves teria beijado e tocado várias mulheres sem o seu consentimento ao longo de décadas. O presidente executivo da emissora norte-americana é um dos homens mais poderosos de Hollywood.

“Reconheço que, há algumas décadas, posso ter deixado algumas mulheres desconfortáveis ao fazer alguns avanços”, admitiu o CEO, citado pelo The Hollywood Reporter.

Depois de a informação se tornar pública, o grupo difundiu um comunicado, no qual explicavam que “os diretores independentes da CBS comprometem-se a investigar qualquer queixa de violação das normas internas da companhia sobre o tema”.

“Uma vez concluída esta investigação, que inclui acusações que datam de várias décadas, a junta estudará as suas descobertas e tomará as medidas necessárias”, acrescentou a CBS.

“Todas as acusações de má conduta pessoal devem ser levadas a sério”, acrescentou.

O assunto ganha mais relevância porque Moonves é um dos homens mais poderosos atingidos pelo movimento #MeToo contra o assédio sexual.

A denúncia foi redigida por Ronan Farrow, o jovem de 30 anos que partilhou um Prémio Pulitzer com o The New York Times este ano pelo trabalho sobre o magnata de Hollywood Harvey Weinstein, caso que deu origem ao movimento #MeToo.

O jornalista recorreu ao Twitter para dizer que não fará comentários sobre um trabalho que ainda não foi publicado.

“Se está a ler sobre o meu trabalho em fontes secundárias, frequentemente não recebe a história completa ou correta, especialmente nos casos em que as partes têm interesse em minimizá-la ou dar-lhe outra orientação”, escreveu.

Segundo a Forbes, o património líquido de Moonves chega a 700 milhões de dólares, sendo um dos CEOs mais bem pagos dos Estados Unidos.

Moonves entrou para o grupo CBS em 1995 e chegou à direção em 2003. Ao longo da sua trajetória, esteve no comando de sucessos como The Big Bang Theory, Everybody Loves Raymond” e CSI: Crime Scene Investigation.

Em novembro passado, um dos braços da emissora, a CBS News demitiu Charlie Rose,  um dos jornalistas de televisão mais respeitados dos EUA, depois de oito mulheres dizerem ao jornal The Washington Post que foram alvo de insinuações sexuais indesejadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.