Presidente e vice da Câmara de Montalegre renunciam aos cargos

1

Município de Montalegre / Facebook

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves

Orlando Alves e David Teixeira, presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, renunciaram esta sexta-feira aos cargos.

O presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, detidos na quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), renunciaram hoje aos cargos para poderem defender-se no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, revelou o advogado Ricardo Sá Fernandes.

O representante do vice-presidente David Teixeira informou ainda que “os arguidos irão todos prestar declarações amanhã [sábado]” depois de hoje terem sido “identificados”.

Referindo-se à renúncia, o advogado sublinhou que isto não significa nenhuma assunção de responsabilidades”.

“Aliás, o juiz não podia suspendê-lo de funções, os tribunais não podem suspender quem foi eleito politicamente. Não foi por recear ser suspenso ou exonerado que tomou esta atitude”, explicou Ricardo Sá Fernandes.

E prosseguiu: “David Teixeira, tal como eu, estamos muito seguros de que esclareceremos tudo e que não era necessário isto. Não era necessário tê-lo exposto a toda esta situação”.

Os suspeitos estão indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.

A Operação Alquimia tem por base a investigação de procedimentos de contratação pública, entre 2014 e 2022, por suspeitas de viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.