/

Presidente dos EUA já chegou a Cuba (88 anos depois)

@TeleSurEnglish / Twitter

Barack Obama chega a Cuba

Barack Obama chega a Cuba

O presidente norte-americano, Barack Obama, desembarcou este domingo em Havana. Ao chegar à ilha, Obama tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar Cuba nos últimos 88 anos.

O Air Force One, avião presidencial norte-americano, aterrou cerca das 16h15, horário local, no aeroporto Jose Martí, nome do pai da independência da antiga colónia espanhola. Ao pousar, Obama disse estar ansioso por conhecer o povo cubano.

Além da primeira-dama Michelle, das filhas Sasha e Malia e da sogra, Obama é acompanhado por uma pequena delegação.

Numa curta mensagem no Twitter, publicada pouco depois de aterrar, Obama escreveu em espanhol, usando uma expressão popular para perguntar como estão os cubanos (“Que bolá Cuba?”), e disse estar “ansioso para conhecer e ouvir directamente o povo cubano”.

Barack Obama tornou-se o primeiro presidente norte-americano, depois de Calvin Coolidge em 1928, a visitar Cuba, e procura com esta visita acabar com décadas de animosidade relacionada com a Guerra Fria.

A visita de Obama marca o avanço da normalização das relações entre ambos os países, anunciada em dezembro de 2014.

Após a chegada, a família Obama deslocou-se à embaixada americana, reaberta após o restabelecimento das relações diplomáticas em julho do ano passado, para se reunir com a equipa diplomática norte-americana.

Seguidamente, Obama e Michele deram um passeio pela Havana Velha e visitaram a catedral de Havana, onde foram recebidos pelo cardeal Jaime Ortega, que intermediou as conversações entre Cuba os EUA com o apoio do papa Francisco.

A visita prossegue esta na segunda-feira, com um encontro com o presidente cubano Raúl Castro.

Entre os temas em discussão estão os direitos humanos, o estímulo ao comércio entre Cuba e Estados Unidos e o desenvolvimento da iniciativa privada em solo cubano.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.