/

Presidente do banco mais valioso do mundo reforma-se após escândalo das contas falsas

fortuneglobalforum / Flickr

John Stumpf, CEO do banco Wells Fargo

John Stumpf, CEO do banco Wells Fargo

O presidente do banco Wells Fargo, John Stumpf, saiu do cargo, oficialmente por motivos de reforma, com efeitos imediatos, no seguimento do escândalo das contas falsas.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela instituição financeira baseada em San Francisco. Stumpf será substituído pelo vice-presidente Timothy Sloan.

A partida de Stumpf de um dos principais conglomerados financeiros dos EUA culmina uma crescente indignação pública, depois de o banco ter admitido, em setembro, que os seus empregados abriram milhões de contas bancárias e de cartões de crédito sem os clientes saberem, para cumprirem objetivos de vendas.

Em debates acalorados no Congresso, os congressistas já tinham reclamado a demissão de John Stumpf e denunciado a sua incapacidade de assegurar um comportamento responsável por parte dos gestores seniores.

Depois de vários pedidos de desculpa, a administração do Wells Fargo despediu mais de cinco mil funcionários por “mau comportamento”, apertando as normas internas.

No entanto, depois de confirmado o escândalo pelos reguladores americanos, o banco teve de pagar uma multa de 185 milhões de dólares (quase 170 milhões de euros).

A investigação concluiu que foram criadas, no total, 1,5 milhões de contas falsas e emitidos mais de 500 mil cartões de crédito sem autorização.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.