Presidente da Junta de São Francisco de Assis imita sotaque e “humilha” candidato do CDS

Junta de Freguesia de São Francisco de Assis / Facebook

-

Junta de Freguesia de São Francisco de Assis

Joana Campos, presidente da Junta de São Francisco de Assis, imitou o sotaque do candidato do CDS, ex-emigrante da Venezuela. Centristas consideram tratar-se de uma “humilhação” e pedem a PS que se demarque.

Joana Campos, presidente da Junta de Freguesia de São Francisco de Assis, na Covilhã, e candidata apoiada pelo PS, imitou o sotaque do candidato do CDS, Júlio Canhoto. A presidente disse que este só ali estava porque tinha fugido da Venezuela.

Para o CDS, a candidata do PS “humilhou” o ex emigrante durante um debate entre candidatos à junta, na Rádio Cova da Beira. O candidato do CDS à Câmara da Covilhã, Adolfo Mesquista Nunes, acusa a socialista de “xenofobia” e pede ao PS que se demarque desta atitude.

O debate começou logo crispado, com os candidatos a falarem de atos de vandalismo que aconteceram na localidade. Júlio Canhoto disse que a presidente da junta deveria ter feito queixa à GNR e Joana Campos a atirar-lhe que “se calhar, se calhar” ele saberia quem tinham sido os responsáveis, dando a entender que o centrista tinha algo a ver com o que acontecera.

Depois, a socialista criticou o centrista por ter vindo para Portugal e ter instalado o seu negócio no Fundão, lamentando que o candidato considere que a aldeia tem falta de dinamismo: “Lamento que fale assim da terra que o acolheu e lhe deu trabalho”.

Se até aqui o debate estava em tom duro, mas sem problemas de maior, é o que se segue que os centristas não querem deixar passar. A dada altura, a candidata imita o sotaque do centrista que, como ex-emigrante, fala português misturado com espanhol.

Estavam a debater as propostas para dinamizar o turismo na freguesia, o candidato questiona se a candidata sabe quais as propostas. “Se lo sabes…” ia a dizer, quando Joana Campos responde: “Se lo sabes? Se lo sabes. Sei, sim senhor“, imitando o sotaque do opositor.

Mais tarde, quando o centrista referiu que Joana Campos era “apojada” pelo PS, nova referência ao sotaque: “Não estou apojada em ninguém. Podia estar apoiada. É bom que esse português melhore senão na Barroca Grande ninguém ‘vai o’ entender“.

Além das referências ao sotaque, Joana Campos refere por várias vezes o facto de Júlio Canhoto ter vivido fora de Portugal. “Qual a sua preocupação há 16 anos se nem vivia, nem sabia onde era a aldeia de São Francisco de Assis se viveu na Venezuela? Se as suas raízes são na Venezuela“, questionou.

Mais tarde, Joana Campos foi mais longe e por duas vezes referiu, primeiro que a família de Canhoto só estava em Portugal porque estava a fugir do que se passava naquele país, e numa segunda vez, dizendo-o directamente sobre Canhoto: “Só está na aldeia porque teve de fugir do país onde estava“.

Já o centrista acusou a socialista de promover “uma junta familiar”, uma vez que a presidente “é secretária, presidente e ainda faz os serviços no correio“.

ZAP //

PARTILHAR

52 COMENTÁRIOS

  1. ESTA SENHORA É TÃO….QUE ARREPIA ….COMO ????!!!!!! A SENHORA É DE TAL ORDEM INADAPTA QUE se sente confusa, pobre, pretensiosa , e será racista ou vanguardista ?!

  2. afinal quem e racista e xenofoba???? pior.. quem é arrogante e convencida que por ser apoiada pelo covil do rato e respetiva geringonça tudo vale tudo pode!…. ja nao chegava a medeiros residir em paris e ser deputada em lisboa sendo o povo a pagar o taxi da excelencia marxista do aeroporto à assembleia.. lembram-se??? a escola do oportunismo ja vem de longe… o que seria se por acaso o santana lopes quando presidente da camara de lisboa, entregasse um palacete a fundaçao sa carneiro? ou entao o seu sucessor, entregasse de mao beijada a uma qualquer associaçao de artistas seus apoiantes um edificio historico de lisboa????. o que seria que ia acontecer… mas como e o ps e a geringonça a promover essas irregularidades os midia …. calam se muito bem calados.

      • estas a responder ao meu comentario??? ou foi simplesmente engano???? provavelmente sim… esta desculpado pelo lapso….mas ainda bem que os partidos nao se podem comparar aos clubes de futebol. no futebol sao ainda os melhores que ganham,ao contrario, os partidos estao equiparados aos “idolos ” ou ao “dança comigo”….. quem ganha e quem consegue ter mais votos do publico e nem sempre e o melhor!!!

  3. Imitar o sotaque? O que foi imitado foi a utilização de palavras espanholas numa frase em português. Se nós queremos dirigentes políticos que não saibam falar e escrever corretamente português, vamos pelo bom caminho. Não é aqui uma questão de racismo mas de defender o património precioso que é a nossa língua.

    • Tenho de concordar. De facto como pode alguém que nem português fala correctamente concorrer a uma junta. Chamem-me racista, chamem-me o que quiserem, mas se eu como portuguesa concorresse a uma câmara em França a falar meio português, meio francês, ganhava????

        • Os francoportugueses que foram eleitos em França são, na sua grande maioria já de 2ª geração, os imigrantes autênticos estão perfeitamente integrados nas suas comunidades, não chegaram à dois anos.

        • Queburra…
          Esses não sabem falar francês?!
          Não conhecem NADA dos locais onde foram eleitos?
          Então, não tem nada a ver com este caso!!

          • Minha senhora, vivi em França muito tempo e tive a oportunidade de percorrer todo o Sul de França. Trabalhei, estudei e investiguei com franceses em Portugal e em França. Tenho respeito por toda a gente (mesmo de aqueles que falam sem saber do que estão a falar ou que se autodefinem por alcunhas prejurativas) mas sei que há competências a respeitar, onde se inscreve o bom conhecimento da língua (e a boa interpretação dos textos) para quem quer assumir cargos públicos. Pessoalmente sou uma pessoa situada à esquerdsa do Partido dito Socialista, mas não vou em grupos.

            • Sr António, uma pessoa de esquerda, eu não sou, não devia sequer fazer este comentário. A liberdade é um bem inalienável e a tentativa de humilhação é repugnante, fica muito mal a quem a pratica. O tema não é a capacidade do candidato para exercer o cargo, isso é decidido pelos eleitores, chama-se liberdade de voto, pouco usual em regimes defendidos pela esquerda. O tema é a falta de respeito e de humildade que a candidata do PS demonstrou.

      • Sr António, uma pessoa de esquerda, eu não sou, não devia sequer fazer este comentário. A liberdade é um bem inalienável e a tentativa de humilhação é repugnante, fica muito mal a quem a pratica. O tema não é a capacidade do candidato para exercer o cargo, isso é decidido pelos eleitores, chama-se liberdade de voto, pouco usual em regimes defendidos pela esquerda. O tema é a falta de respeito e de humildade que a candidata do PS demonstrou.

        • Liberdade é poder opinar sobre a capacidade dos outros sem ter censores a impedirem-nos de o fazer. O senhor pode apresentar-se a eleições e fazer depender a eleição do voto dos eleitores, mas todos temos o dever cívico de critiar. O senhor professor Silva foi, várias vezes, eleito com maioria absoluta. IUsso não me impede de criticar a sua actuação e, até, o povo que elegeu tal figura.

      • D. Maria, a questão não é se ganhava ou não, a questão é se tem direito a candidatar-se. Presumo que se o Sr. é candidato, então tem nacionalidade portuguesa, o que lhe confere todos os direitos da constituição. Quem decide quem ganha são os eleitores, lembra-se? A candidata do PS é que não tem o direito de humilhar ninguém. Podia perfeitamente usar o argumento de que o Sr. estava em Portugal há pouco tempo e não tinha conhecimento suficiente da realidade portuguesa. Isso era um argumento válido.

        • gostei da liçao de democracia e civilidade que publicamente nos transmitiu ao responder a certas marias e maneis, que acham que a democracia é o regime que lhes deixa fazer tudo e impede os adversarios de se expressarem. em portugal normalmente resulta… por isso a falta de habito desta gente em conviver com a civilidade e a democracia efetiva. obrigado pelas suas liçoes!!

    • Se vamos por esse caminho, um surdo/mudo não pode ser candidato porque não pode falar, um cego porque não vê, uma pessoa em cadeira de rodas consegue deslocar por entre as obras, um africano porque fugiu da guerra colonial, etc, etc…
      E vêm estes anormais defender a inclusão e a igualdade nas televisões para ficarem bem na fotografia e depois revelam-se uns reles oportunistas. Prevejo um triste destino para este país. Se não estivesse-mos na Europa seriamos uma Venezuela nas mãos desta geringonça.

      • Os francoportugueses que foram eleitos em França são, na sua grande maioria já de 2ª geração, os imigrantes autênticos estão perfeitamente integrados nas suas comunidades, não chegaram à dois anos. Quanto a surdos/mudos serem candidatos, estão no seu direito, podem é ser criticados por não poderem expor convenientemente as suas pretenções ou programas. Isto não tem nada a ver com racismo, tem a ver com pratica política e boa gestão da causa pública.

        • Um surdo/mudo não deve ser nunca criticado por esse motivo, já lhe chega ter essa incapacidade. Quanto a expor as suas ideias tem outras opções como por exemplo a escrita. Se reparar, o actual governo tem membros com incapacidades físicas.
          Pelos seu comentários deduzo que o Sr. não sabe sequer o que é ser de esquerda.

          • Poupe-me, de cada um segundo as suas capacidades, para cada um segundo as suas necessidades. Sabe quem escreveu isto? Quanto a ser de esquerda aprendi-o, sem espartilhos, na oposição ao regisme salazarento.
            Ser de esquerda é saber pensar numa perspetiva critica e afirmativa para bem do coletivo, não para vaidades pessoais.

      • muito bem dito!!!! estes escribas pagos pela geringonça para controlar e condicionar a opiniao publica, ja nao se restringem ao dominio do sindicato dos jornalistas nem aos pasquins que ainda subsistem ao desprezo geral da populaçao alfebetizada,agora ja fazem plantao em todas as plataformas digitais. e estao infiltrados em todos os canais de debate .” eu” s “antonio”s e”maria”s… eles sao mais que as maezinhas

  4. Quem devia estar preocupado com o uso que faz da língua, devia ser a pessoa que não teve que fugir de nenhum pais e ainda assim diz preciosidades como “você não naceu aqui”, e “ninguém ‘vai o’ entender”.
    Ninguém vai o entender? Olhe, senhora, a falar assim ninguém “vai a entender” a si.
    Mas saber falar correctamente português devia ser a menor das preocupações dessa senhora, que foi do mais reles que podia ser e levou baile de um comerciante, emigrante e, como ela diz, ignorante – mas que soube sempre manter a compostura, e o “ataque pessoal” mais violento que cometeu foi ter chamado “Joana” à sua oponente – no que foi prontamente “corrigido” pela “senhora Joana Campos”.
    Porque ela é obviamente a “pesidente” da Junta.

  5. Que uma dirigente politica tenha que procurar argumentos tão fracos para descalificar ao seu rival político, constitui prova de ignomínia e arrogância, reflexo de poca empatia e humanidade. Só uma pessoa chata e desprezivel tem um comportamento similar. Não dava meu apoio a pseudo-dirigente. Só uma mediocre politica como a senhora precisa de humilhar e descalificar. de forma tão ruim

  6. Só o André Ventura é que é xenófobo e racista… Os socialistas são todos bons rapazes, donos da democracia e da liberdade. Para estes senhores (socialistas) há sempre uma justificação quando acontecem estas situações. São cenas de baixo nível, mas que eles não enxergam. Bem se arvoram ao voto, mas o voto é exercido no segredo da mesa de voto. Daí as surpresas nos resultados eleitorais quanto as sondagens dão vitória ao perdedor. Assim aconteceu nas legislativas…

  7. Que cromo!…
    Não conhece NADA da aldeia nem sabe falar português e vem fugido da Venezuela, mas já com a mania que é superior aos que cá estão e que estes tem que o servir!!!
    A presidente da junta esteve muito bem!!.
    .
    Já o título da notícia…
    “humilha”?!
    Eu acho que se humilhou a ele mesmo!!…

    • ora ora ja ca faltava este cromo….tambem concorres a camara de a20s pela estrela vermelha?.
      pior que tu(eu) so a delcy!!!!!

        • tu nao deliras…. tu es malandro convicto e compulsivo esquerdista marxista defensor das maiores barbaridades quer seja na venezuela siria brasil etc…tudo o que e escumalha apoias.. tudo e que nao vale nada defendes, ele e ciganos, arrogantes, xauvinistas socialistas, agravado por fazeres isso de consciencia suja mas convicta. ainda se o fizesses por nececidade ou por ignorancia ainda havia alguma desculpa.quem se der ao trabalho de ler os teus post…. logo ve o que é ser faccioso!!!

          • Pronto…. mais um ataque de esquizofrenia!…
            Como dizia o outro, “malandro convicto e compulsivo esquerdista marxista defensor das maiores barbaridades” é a tua tia!!
            Não sou nem nunca defendi nada disso, mas, como a tua cabeça tem problemas graves, é natural que não digas coisa com coisa!…
            Eu a defender/apoiar ciganos?!
            Hahaaa!…
            Ainda há pouco me chamaram racista e xenófobo por concordar com os comentários do André Ventura sobre os ciganos!…

            • basta ver o sentido dos teus posts… ( nao sei se a partir de agora para despistar vais agora a correr colocar post contradizendo essa tua veia ….geringonça, eras bem capaz disso e de muito pior

          • Hahahaaa…. muito bom!…
            Nota-se que tens um dom: consegues conhecer uma pessoa apenas por comentários a uma notícia qualquer!…
            .
            Mas, tu achas mesmo que eu estou minimamente preocupado com a tua opinião a ponto de ir a correr escrever um post só para te “convencer”?!
            Isso é só mais um sintoma de esquizofrenia…

            • kkkkk….pois e!!nao digo que te conheça so pelo que rabiscas aqui … mas que ajuda muito para quem entende um pouco da psicologia humana isso ajuda. tambem nao quero que te preocupes muito comigo …e sei que nao seria por mim que ias disfarçar as tas convicçoes mais profundas… mas provavelmente para dar um arzinho mais liberal ao teu discurso para convencer alguns inocentes por aqui. a tatica e sempre a mesma e ..desde que a dialetica foi sistematizada e aplicada pelo marxismo e comunismo de diversas tendencias, vermelhas amarelas e brancas.. e ate as cor de rosa..kkkkk

          • Sim, sim… e nota-se logo que és um expert em psicologia…
            “convicções mais profundas”?!
            Hahahaaa…
            A minha “convicção mais profunda” é que tens um problema grave…
            Já ultrapassavas esse trauma de estar sempre a repetir a mesma coisa, principalmente a fazer referência ao comunismo que, além de nunca ter sido realmente implementado, está mais do que morto!
            Entretanto, quero lá saber dos teus delírios, do marxismo, do comunismo e de outras tretas, que, tal como o capitalismo selvagem, fazem tanta falta como SIDA!!

            • nao vou me dar ao trabalho de reproduzir os teus brilhantes e xenofobos comentarios a preposito de tudo o que nao te cheire a marxismo e pouca vergonha… mas adiante… nao me interessam as tuas convicçoes nem a tua pessoa….apenas o que escreves aqui é com esses dados que nao deixo de te responder…. mas com ideias e dados concretos que toda a gente sabe ver..e nao como tu a ofender e a insultar.. deve ser aquilo que aprendeste nessa escola suja dos ajudantes de bolchevistas… se nao gostas do comunismo ou do capitalismo nao gostas do passos nem do portas… deves gostar concerteza do marxismo cor de rosa e bombista do sucialismo da 1 internacional o que para mim nao tem muita diferença gostares dum costa ou dum socrates nao e muito diferente de gostares de um maduro ou de um morales ou de um castro ou de um lula,
              mas apenas a pouca convicçao como tratam o materialismo dialetico kkkkkk…mas se nao es nada disto entao …. deves ser um robot!!!!! dissolve te!!!!

          • Bem… continuam os delírios, as insinuações e os insultos…
            Coitado, nessa tua cabeça debilitada, é tudo “marxismo”, “comunismo”, etc, etc… nem deves dormir descansado!…
            Eu não gosto de nada nem ninguém, muito menos de palermas!…
            Mas, escusadas de estar sempre a debitar essa diarreia mental, pois já te disse que me estou a marimbar para a tua triste opinião!!

            • ora ora… dizer a verdade nao é insultar que eu saiba.. talvez te possas sentir ofendido com a verdade..mas isso e outra ordem de ideias.. eu sei que es demasiado convencido para ligares ao que eu digo.. mas graças a deus nao me podes calar a boca pois contrariamente ao que gostavas ainda ha liberdade para todos e nao so para os iluminados montados na estrelinha com pernas

          • Calar? Eu?!
            Por mim, podes continuar a disparatar à vontade!…
            “Graças a deus”?!
            Não me parece que esse “ser” que supostamente vive nas nuvens tenha alguma influencia nas palermices que muitos debitam na Internet!!

            • eu sei que a tua crença e no lider todo poderoso…kkkk… nao me calas porque nao podes… pagam te a letra ou por frases completas?

  8. De facto alguns comentários não foram felizes e roçaram o brejeiro, mas e sobre os factos concretos? Nem o número de eleitores conhecia…queria que tivesse 1 creche para 1 pessoa que havia de vir? isso é parcimónia a gerir dinheiro público? foi isso que o psd e o cds fizeram com as escolas públicas?

    Parece-me uma análise demasiado ligeira e onde parece que o que interessa é criar a ‘arruaça’

    • Se o seu conhecimento é mau e as ideias são fracas então vai perder e pronto. Os outros candidatos não têm o direito de se armarem em superiores e partirem para a humilhação.
      Se a candidata do PS tivesse dito que o Sr. não tinha conhecimentos suficientes estaria a usar um argumento e não uma humilhação.
      Não é suposto que pessoas ditas de esquerda usem argumentos de extrema direita. As pessoas revelam-se e a verdade vem sempre ao de cima.

      • De acordo, ninguém tem o direito a humilhar. Sejam de esquerda ou direita os argumentos de diminuição do outro nenhum é admissível. De qualquer forma, parece-me que, do ponto de vista jornalístico, o conteúdo também deveria ser abordado para não dar uma imagem de parcialidade.

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …