Presidente da Federação Espanhola de Futebol paga fiança e sai em liberdade

Sebastien Nogier / EPA

Ángel María Villar, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o seu filho vão deixar, esta terça-feira, a prisão de Soto del Real, em Madrid, depois de pagar fianças de 300 mil e 150 mil euros, respetivamente.

Fontes da Audiência Nacional espanhola informaram que tanto Ángel María Villar, como o seu filho Gorka Villar, já depositaram os valores das fianças esta manhã, por isso, o juiz responsável pelo caso, Santiago Pedraz, determinou que podem sair em liberdade.

Pedraz determinou ainda uma fiança de 300 mil euros para o vice-presidente da RFEF, Juan Padrón, também afastado do cargo. Fontes consultadas pela agência EFE confirmaram que este também já fez a transferência e deve deixar a prisão em breve.

O magistrado estabeleceu as fianças por considerar que não existe risco de fuga dos acusados. No entanto, Villar e o seu filho terão de comparecer semanalmente nos tribunais mais próximos das suas casas, entregar os passaportes e utilizar um telemóvel específico para que a Justiça seja capaz de os localizar a qualquer momento.

Presidente da RFEF durante 29 anos, Villar foi detido no passado dia 18 de julho, assim como o seu filho. Segundo o juiz, há motivos suficientes para acreditar que ambos são responsáveis pelos crimes de administração desleal, apropriação indevida de fundos, fraude, falsificação de documentos e corrupção entre particulares.

“Villar presumivelmente estabeleceu uma rede de nepotismo que permitiu o desvio de milhões, tanto de recursos públicos como privados da entidade federativa”, afirmou o juiz.

Pelo menos desde 2009, o dirigente terá usado várias empresas para desviar dinheiro. Além disso, contratou vários familiares e ainda concedeu vários contratos de prestação de serviços para pessoas próximas ou parentes.

O filho de Villar terá sido o maior beneficiado deste esquema, segundo o juiz. A sua empresa cobrou diferentes valores para prestar assessoria jurídica, possivelmente irregular, em partidas disputadas pela seleção espanhola.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …