Presidente da Federação Espanhola de Futebol paga fiança e sai em liberdade

Sebastien Nogier / EPA

Ángel María Villar, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o seu filho vão deixar, esta terça-feira, a prisão de Soto del Real, em Madrid, depois de pagar fianças de 300 mil e 150 mil euros, respetivamente.

Fontes da Audiência Nacional espanhola informaram que tanto Ángel María Villar, como o seu filho Gorka Villar, já depositaram os valores das fianças esta manhã, por isso, o juiz responsável pelo caso, Santiago Pedraz, determinou que podem sair em liberdade.

Pedraz determinou ainda uma fiança de 300 mil euros para o vice-presidente da RFEF, Juan Padrón, também afastado do cargo. Fontes consultadas pela agência EFE confirmaram que este também já fez a transferência e deve deixar a prisão em breve.

O magistrado estabeleceu as fianças por considerar que não existe risco de fuga dos acusados. No entanto, Villar e o seu filho terão de comparecer semanalmente nos tribunais mais próximos das suas casas, entregar os passaportes e utilizar um telemóvel específico para que a Justiça seja capaz de os localizar a qualquer momento.

Presidente da RFEF durante 29 anos, Villar foi detido no passado dia 18 de julho, assim como o seu filho. Segundo o juiz, há motivos suficientes para acreditar que ambos são responsáveis pelos crimes de administração desleal, apropriação indevida de fundos, fraude, falsificação de documentos e corrupção entre particulares.

“Villar presumivelmente estabeleceu uma rede de nepotismo que permitiu o desvio de milhões, tanto de recursos públicos como privados da entidade federativa”, afirmou o juiz.

Pelo menos desde 2009, o dirigente terá usado várias empresas para desviar dinheiro. Além disso, contratou vários familiares e ainda concedeu vários contratos de prestação de serviços para pessoas próximas ou parentes.

O filho de Villar terá sido o maior beneficiado deste esquema, segundo o juiz. A sua empresa cobrou diferentes valores para prestar assessoria jurídica, possivelmente irregular, em partidas disputadas pela seleção espanhola.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …