Presidente chinês defende que cada país deve censurar a sua internet como quiser

United Nations / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

O presidente da China, Xi Jinping

Durante a abertura da segunda Conferência Mundial da Internet na China, o presidente Xi Jinping defendeu a soberania de cada país na internet, e que cada nação deve ter autoridade para regular a actividade online como achar melhor.

A regulação interna proposta por Jinping visa delinear um futuro digital em que os governos podem fixar normas online e desafiar o livre fluxo de informação e conteúdo através de suas fronteiras.

Os restantes Estados deveriam então respeitar o direito de um país a regular a internet da forma que quiser.

Xi Jinping defendeu também que nenhum país deve dominar o ciberespaço, mantendo a posição da China de que os Estados Unidos têm muita influência sobre a forma como a internet é gerida actualmente.

“Nenhum país deve procurar a hegemonia cibernética, interferir nos assuntos internos dos outros países, ou apoiar as actividades cibernéticas que prejudicam a segurança nacional de outros países”, disse Jinping.

Os críticos da política de censura pedem às empresas tecnológicas estrangeiras que não cedam às exigências da China.

No entanto, o governo chinês argumenta de forma eficaz que os seus esforços para gerir a Internet – incluindo a identificação de sites com conteúdo com críticas à política local ou processos criminais contra bloguers dissidentes – são tão legítimos quanto os regulamentos de outros países para proibir a pornografia infantil online.

O discurso de Jinping segue-se a uma outra declaração polémica relacionada com a internet, proferida na passada terça-feira por Donald Trump.

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos propôs uma estratégia incomum para lutar contra o Estado Islâmico: proibir o acesso a determinadas “partes” da internet em locais que estão em guerra.

Ambas as propostas, de Jinping e Trump, ferem a neutralidade da internet, pela qual diversas organizações têm lutado, e são contrárias à tão discutida liberdade de expressão na internet.

Espírito Livre

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sr. Presidente chinês o mundo não é a China onde a palavra Democracia é total mente desconhecida e quem a conhecer é morto ( como a cena da Praça) está lembrado?
    Só países anti -democráticos é que aceitam conviver ou fazer negociatas com o Governo Racista chines e mais não escrevo caso contrario a critica positiva era infinita. Dê voz ao seu Povo e vai ler e saber o que é a Democracia.

RESPONDER

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …