Presidente chinês defende que cada país deve censurar a sua internet como quiser

United Nations / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

O presidente da China, Xi Jinping

Durante a abertura da segunda Conferência Mundial da Internet na China, o presidente Xi Jinping defendeu a soberania de cada país na internet, e que cada nação deve ter autoridade para regular a actividade online como achar melhor.

A regulação interna proposta por Jinping visa delinear um futuro digital em que os governos podem fixar normas online e desafiar o livre fluxo de informação e conteúdo através de suas fronteiras.

Os restantes Estados deveriam então respeitar o direito de um país a regular a internet da forma que quiser.

Xi Jinping defendeu também que nenhum país deve dominar o ciberespaço, mantendo a posição da China de que os Estados Unidos têm muita influência sobre a forma como a internet é gerida actualmente.

“Nenhum país deve procurar a hegemonia cibernética, interferir nos assuntos internos dos outros países, ou apoiar as actividades cibernéticas que prejudicam a segurança nacional de outros países”, disse Jinping.

Os críticos da política de censura pedem às empresas tecnológicas estrangeiras que não cedam às exigências da China.

No entanto, o governo chinês argumenta de forma eficaz que os seus esforços para gerir a Internet – incluindo a identificação de sites com conteúdo com críticas à política local ou processos criminais contra bloguers dissidentes – são tão legítimos quanto os regulamentos de outros países para proibir a pornografia infantil online.

O discurso de Jinping segue-se a uma outra declaração polémica relacionada com a internet, proferida na passada terça-feira por Donald Trump.

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos propôs uma estratégia incomum para lutar contra o Estado Islâmico: proibir o acesso a determinadas “partes” da internet em locais que estão em guerra.

Ambas as propostas, de Jinping e Trump, ferem a neutralidade da internet, pela qual diversas organizações têm lutado, e são contrárias à tão discutida liberdade de expressão na internet.

Espírito Livre

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sr. Presidente chinês o mundo não é a China onde a palavra Democracia é total mente desconhecida e quem a conhecer é morto ( como a cena da Praça) está lembrado?
    Só países anti -democráticos é que aceitam conviver ou fazer negociatas com o Governo Racista chines e mais não escrevo caso contrario a critica positiva era infinita. Dê voz ao seu Povo e vai ler e saber o que é a Democracia.

RESPONDER

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …