Presidente da Câmara de Barcelos não pode falar com funcionários (mas não vê problemas nisso)

Município de Barcelos & Facebook

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, é arguido no âmbito da “Operação Teia” e, por isso, não pode contactar com os funcionários da autarquia. Apesar disso, continua a exercer as suas funções sem problemas, como diz.

“Limito-me a dar bom dia ou boa tarde porque penso que a Justiça não proíbe o acto de boa educação”, refere Miguel Costa Gomes em declarações à TSF. O autarca que é suspeito de crimes de corrupção passiva e de prevaricação voltou às suas funções na Câmara a 14 de Outubro de 2019, após ter chegado a estar em prisão domiciliária e ter exercido o cargo a partir de casa.

De volta ao activo, Costa Gomes refere que as suas funções têm decorrido sem problemas. “Tem sido tudo normal, tem-se decidido tudo, faço as minhas reuniões normais com os vereadores à segunda-feira, o executivo está a funcionar normalmente. Não tem havido ou não se sente qualquer tipo de impedimento, nem qualquer tipo de perturbação ao nível do funcionamento. A única perturbação é pessoal, por não poder falar com eles”, aponta o autarca.

Convém notar que o presidente da Câmara não está impedido de falar com os seus colaboradores mais próximos. “Todos aqueles que são nomeados, nomeadamente adjuntos, secretários, vereadores, deputados, presidentes de junta não estão abrangidos”, explica na TSF, frisando que está “inibido de contactar com os funcionários do quadro do município”.

Para que as coisas funcionem, o autarca refere que “é feita uma ponte” entre os seus “adjuntos e secretários” que recebem “instruções e que, por sua vez, transmitem aos directores de departamento ou chefes de divisão se for o caso”.

O autarca só lamenta que, neste tipo de casos, “um autarca é exposto e do ponto de vista público é quase condenado logo no primeiro acto“. “Isso é o mais desagradável e perturbante”, diz, defendendo que “se deve continuar a investigar e a controlar o bom rigor da gestão pública, mas ao mesmo tempo é preciso ter respeito por aquilo que é um direito constitucional, de que até prova em contrário todos somos inocentes”.

A “Operação Teia” implica também Joaquim Couto que renunciou ao cargo de presidente da Câmara de Santo Tirso, a sua mulher, e Laranja Pontes, ex-presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. Estão em causa alegados favorecimentos às empresas da mulher de Joaquim Couto por parte da Câmara de Barcelos e do IPO/Porto.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha o artista que foi da mafia da ACIB para a Câmara de Barcelos, para dar continuidade às vigarices do seu antecessor!…
    Este teve menos sorte…

  2. No dia em que dedidirem investigar a sério as nossas autarquias tenham pelo menos o bom senso de lançar em simultâneo um concurso de carácter urgente relativo à construção de 40 ou 50 novos estabelecimentos prisionais um pouco por todo o país.
    É melhor continuar a fazer vista grossa. É assobiar e olhar para o lado. É o melhor.

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …