/

Preservado em conhaque, o coração de Chopin revela causa da sua morte

1

olivia darby / Flickr

Estátua de Chopin no Parque Lazienki, em Varsóvia.

Analisando o seu coração – mergulhado numa garrafa de conhaque há 168 anos – cientistas conseguiram determinar a causa de morte de Frédéric Chopin. O compositor e pianista polaco terá morrido de complicações relacionadas com tuberculose.

Frédéric Chopin morreu em Paris, a 17 de outubro de 1849, com apenas 39 anos. O famoso pianista tinha muito medo de ser enterrado vivo pelo que pediu à sua irmã que se certificasse que o seu coração era extraído assim que falecesse. “A terra é sufocante. Jura que eles me abrem, para que eu não seja enterrado vivo”, pediu.

Até agora, pensava-se que Chopin teria morrido de fibrose quística, uma doença crónica e hereditária que afeta o pâncreas. Mas, o diagnóstico publicado recentemente no American Journal of Medicine revela a verdadeira causa de morte do artista. Ao que tudo indica, Chopin terá morrido de complicações relacionadas com tuberculose.

Segundo o The GuardianMichael Witt – líder da equipa de investigadores e professor da Academia de Ciências Polaca – explicou ao The Observer que não era necessário abrir a garrafa para examinar o órgão.

Observando o coração através da garrafa, eram visíveis “sérias complicações decorrentes da tuberculose, como pequenas lesões e uma fina camada de materiais fibrosos brancos”, explica Witt. Frédéric Chopin terá morrido de pericardite, uma inflamação da membrana que reveste o coração, provavelmente provocada pela tuberculose.

Michael Witt rejeita a hipótese de abrir o frasco para recolher amostras de tecido na tentativa de provar que Chopin padecia de uma doença herdada através de testes de ADN. “Abrir o frasco poderia destruir o coração e, de qualquer forma, estou convencido de que agora sabemos o que matou Chopin“, afirma o investigador.

Este estudo é o último capítulo da história da morte do músico. A causa da sua morte – que, até agora, era um mistério – foi revelada. No entanto, há quem defenda que o mistério continua, por acreditarem que no frasco está um coração, mas não o do compositor.

O coração guardado na Igreja de Santa Cruz, na capital polaca, foi levado em segredo de Paris (onde morreu Chopin) para a Polónia, pela irmã Ludwika. O órgão chegou a estar num quartel Nazi durante a Segunda Guerra Mundial porque um comandante das SS Nazi fez questão de ter ao seu lado o seu compositor favorito.

Depois de terminada a Segunda Guerra, o coração foi devolvido à igreja polaca, onde se encontra preservado até hoje.

Embora envolta de mistério, a causa de morte de Frédéric Chopin foi revelada. E, apesar de o coração do compositor não voltar a bater, a sua música continua a fazer os nossos palpitar.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.