Marques Mendes falou dos presentes que o Natal trouxe à Europa e a Portugal (e pediu paciência e cautela)

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, falou dos “presentes” que o Natal trouxe à Europa e a Portugal. No entanto, pediu “cautela” e sublinhou que os portugueses não devem entrar em euforia.

No seu habitual comentário de domingo à noite na SIC, Luís Marques Mendes elencou os presentes que o Natal trouxe tanto à Europa como a Portugal.

Em primeiro lugar, o início do processo de vacinação, que arrancou este domingo em Portugal, trouxe uma ideia de que há “uma luz ao fundo do túnel”. Ainda assim, o antigo líder social-democrata deixou um aviso: “esperança sim, mas euforia não”, dado que “não sabemos” quando Portugal terá à sua disposição várias das vacinas com que está a contar.

“Temos de ter prudência, paciência e cautela”, sublinhou o comentador político.

O acordo entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido foi também “uma excelente prenda de Natal para a Europa em geral”. Portugal, que começa a sua presidência europeia em janeiro e que, se tivesse esta pasta em mãos, passaria por um “pesadelo”, também sai beneficiado pelo acordo alcançado no dia 24 de dezembro.

A inclusão na ADSE de mais de 100 mil trabalhadores do Estado e o aumento do salário mínimo em trinta euros são mais dois “presentes de Natal” evidenciados por Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário.

“Pandemia beneficiou o poder”

Nove meses depois, “não há dúvida de que a pandemia beneficiou o poder“, disse Marques Mendes este domingo, acrescentando que falta perceber os efeitos eleitorais que se farão sentir “quando as consequências chegarem ainda mais fortemente ao domínio económico e social”.

Fazendo uma média das últimas sondagens publicadas, o comentador concluiu que, se houvesse uma crise política em Portugal, “ficava praticamente tudo na mesma”, sem o PSD conseguir construir uma alternativa à direita.

Isto significa que, ao fim de cinco anos de oposição, os partidos à direita do PS não conseguem ainda criar uma alternativa. “Todos os partidos à direita somados não ultrapassam 36%, o valor da PAF [a coligação ‘Portugal à Frente’, liderada por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas], o que é preocupante em termos democráticos.”

Em relação ao primeiro dia de vacinação, o comentador político realçou ainda que a adesão com entusiasmo dos profissionais de saúde é o “maior sinal de segurança” e “um exemplo importante de confiança”. Contudo, alertou para a necessidade de se moderar as expectativas porque “ainda não assegurámos todas as vacinas de que precisamos”.

Presidenciais são um “ensaio” para André Ventura

Marques Mendes defendeu que, quanto melhor for o resultado de André Ventura nas presidenciais de janeiro, maior o dano para o PSD. Neste sentido, o comentador considera que só o debate entre estes dois candidatos é que pode ter algum impacto nas intenções de voto.

O antigo ministro dos Assuntos Parlamentares considera que o único verdadeiro candidato é Marcelo Rebelo de Sousa. Se esta é a primeira eleição, a segunda centra-se em perceber qual dos três candidatos à esquerda fica mais bem colocado: Ana Gomes, Marisa Matias ou João Ferreira.

Para André Ventura, ficar em segundo lugar seria uma grande vantagem e estas eleições são um “ensaio” para as legislativas. Luís Marques Mendes defende que quanto mais votos Ventura tiver, maior o dano para o PSD, porque se as pessoas que normalmente votam no PSD se fidelizam no Chega, a situação do PSD é mais complicada.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …