Prepare-se para a maior chuva de meteoros do verão

É durante esta semana que acontece uma das chuvas de meteoros mais abundantes do ano: as Perseidas.

O fenómeno, conhecido também como “Lágrimas de São Lourenço”, acontece todos os anos quando a Terra se aproxima do enxame de meteoróides (pequenos meteoros) denominado por nuvem Perseida, o rastro deixado na órbita do cometa Swift-Tuttle. Ao entrarem na atmosfera terrestre, os pequenos fragmentos entram em combustão, dando origem ao que se costuma chamar “estrelas cadentes”.

O nome deve-se ao seu radiante – a parte do céu de onde parecem vir os meteoros -, localizado na constelação de Perseu, perto da constelação de Cassiopeia, uma forma facilmente identificável pelo conhecido “W”.

Este ano, o período de visibilidade das Perseidas ocorre entre 17 julho e 24 de agosto, mas as noites de 11, 12 e 13 serão as mais espetaculares. Durante o pico da passagem pelas Perseidas, a 13 de agosto entre as 7h30 e as 10h, a frequência será de cerca de 100 meteoros por hora.

Observatório de Lisboa descreve que, apesar do pico acontecer durante a manhã para os observadores em Portugal, ainda poderá apreciar esta “chuva de estrelas” na noite de 12 para 13 de agosto, a partir das 23h, quando a constelação de Perseu aparece acima do horizonte, a nordeste.

As chuvas de meteoros não têm a mesma intensidade todos os anos, mas com o aproximar da Lua Nova, terá pelo menos um céu escuro perfeito para apreciar as estrelas – bastar-lhe-á encontrar um lugar com menos poluição luminosa.

O ideal será deslocar-se para fora da cidade para observar o fenómeno no seu esplendor, mas um jardim ou o topo de um prédio poderão ser suficientes para apanhar estrelas cadentes se o céu estiver limpo.

As más notícias: a previsão do tempo para os próximos dias é de céu muito nublado por todo o país, com períodos de chuva no litoral centro e norte.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …

PS aprova listas de candidatos a deputados. Braga ainda em aberto

A Comissão Política Nacional do PS aprova nesta terça-feira as listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, num processo em termos globais pacífico internamente. Em Braga, há nomes em aberto. O processo para a …

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …