Prepare-se para a maior chuva de meteoros do verão

É durante esta semana que acontece uma das chuvas de meteoros mais abundantes do ano: as Perseidas.

O fenómeno, conhecido também como “Lágrimas de São Lourenço”, acontece todos os anos quando a Terra se aproxima do enxame de meteoróides (pequenos meteoros) denominado por nuvem Perseida, o rastro deixado na órbita do cometa Swift-Tuttle. Ao entrarem na atmosfera terrestre, os pequenos fragmentos entram em combustão, dando origem ao que se costuma chamar “estrelas cadentes”.

O nome deve-se ao seu radiante – a parte do céu de onde parecem vir os meteoros -, localizado na constelação de Perseu, perto da constelação de Cassiopeia, uma forma facilmente identificável pelo conhecido “W”.

Este ano, o período de visibilidade das Perseidas ocorre entre 17 julho e 24 de agosto, mas as noites de 11, 12 e 13 serão as mais espetaculares. Durante o pico da passagem pelas Perseidas, a 13 de agosto entre as 7h30 e as 10h, a frequência será de cerca de 100 meteoros por hora.

Observatório de Lisboa descreve que, apesar do pico acontecer durante a manhã para os observadores em Portugal, ainda poderá apreciar esta “chuva de estrelas” na noite de 12 para 13 de agosto, a partir das 23h, quando a constelação de Perseu aparece acima do horizonte, a nordeste.

As chuvas de meteoros não têm a mesma intensidade todos os anos, mas com o aproximar da Lua Nova, terá pelo menos um céu escuro perfeito para apreciar as estrelas – bastar-lhe-á encontrar um lugar com menos poluição luminosa.

O ideal será deslocar-se para fora da cidade para observar o fenómeno no seu esplendor, mas um jardim ou o topo de um prédio poderão ser suficientes para apanhar estrelas cadentes se o céu estiver limpo.

As más notícias: a previsão do tempo para os próximos dias é de céu muito nublado por todo o país, com períodos de chuva no litoral centro e norte.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O Belenenses não joga com o Benfica este fim de semana

Patrick Morais de Carvalho, presidente do Belenenses, publicou esta sexta-feira na sua conta no Facebook um texto no qual se insurge contra a utilização da SAD do nome do clube, aproveitando a exposição mediática do …

Há verbas de contas "abandonadas a favor do Estado" que não são divulgadas

Quando uma conta bancária não regista qualquer movimento durante 15 anos, os montantes depositados são considerados “abandonados a favor do Estado”, o que acontece em contas de pessoas que morreram que não são encerradas. Porém, de …

Deputado do PSD chama “besta” a António Costa (e compara-o a Trump e a Bolsonaro)

O deputado do PSD Duarte Marques chamou “besta” ao primeiro-ministro, António Costa, e comparou-o aos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, Donald Trump e Jair Bolsonaro. Numa publicação na sua página pessoal do Facebook, o …

Poema na Estátua da Liberdade sobre migrantes, "refere-se a pessoas vindas da Europa"

Após a publicação de uma lei sobre a migração no país, o poema "The New Colossus", escrito em 1883 por Emma Lazarus, está agora a provocar um debate sobre o seu verdadeiro significado. Ao longo do …

Três municípios multados pelo Governo por falta de Plano de Defesa contra incêndios

O Governo determinou esta sexta-feira a retenção de 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro a Odivelas, Paços de Ferreira e Peniche por não terem ainda aprovado os Planos Municipais de Defesa …

Encontrada uma aldeia perdida no local do mais infame massacre de clãs

Arqueólogos que escavaram a cena do mais infame massacre de clãs na história escocesa desenterraram partes de uma "aldeia perdida" no vale das Terras Altas de Glencoe. O assentamento apareceu no massacre de 1692 do clã …

Autópsia confirma causa da morte. Jeffrey Epstein enforcou-se com os lençóis

O relatório oficial da autópsia ao corpo de Jeffrey Epstein revelou, nesta sexta-feira, que o multimilionário norte-americano se suicidou, enforcando-se com os lençóis da sua cela na prisão de Manhattan. Epstein estava preso a aguardar pelo …

Depois de 10 horas de reunião, não há acordo. Greve mantêm-se

Foram mais de dez horas de reunião entre os representantes do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que terminaram na madrugada deste sábado sem acordo. A …

Descoberto novo órgão sensorial no corpo humano

Uma equipa de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu um novo órgão sensorial na pele capaz de detetar estímulos mecânicos dolorosos, tal como picadas ou impactos. A descoberta do Instituto Karolinska, uma das maiores e …

"Mundo Jurássico" de vulcões encontrado sob a Austrália

Uma equipa de cientistas acaba de descobrir um "Mundo Jurássico" com cerca de 100 vulcões antigos enterrados sob as bacias de Cooper-Eromanga, na Austrália, noticia esta semana a Europa Press. Segundo a agência noticiosa, está …