A melhor forma de abrir uma porta e escorpiões obstipados. Há de tudo nos vencedores dos prémios Ig Nobel

Brett Sayles / Pexels

Os prémios Ig Nobel, uma paródia dos prémios Nobel, distinguiram cientistas que descobriram a melhor forma de abrir uma porta, entre outras categorias bizarras.

A 32.ª cerimónia anual dos Prémios Ig Nobel foi transmitida online, esta quinta-feira, 15 de setembro. Dez novos prémios foram concedidos por “coisas que fazem as pessoas rir, e depois pensar”, lê-se no site oficial.

Os vencedores, homenageados em 10 categorias, incluíram cientistas que descobriram que, quando as pessoas num encontro às cegas são atraídas umas pelas outras, os seus batimentos cardíacos sincronizam. A descoberta valeu o Ig Nobel da Cardiologia a Eliska Prochazkova.

“Depende de como você define o amor”, disse Prochazkova, citada pelo Phys. “O que descobrimos no nosso estudo foi que as pessoas foram capazes de decidir se querem namorar o seu parceiro muito rapidamente. Nos primeiros dois segundos do encontro, os participantes criaram uma ideia muito complexa sobre o humano sentado à sua frente”.

Magnus Gers ganhou o Ig Nobel da Engenharia de segurança por fazer um “manequim de teste de colisão” de um alce.

O cientista do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo, na Suécia, salientou que os fabricantes de automóveis raramente incluem acidentes com animais nos seus testes de segurança. Acidentes rodoviários com alces, contudo, são bastante comuns na Suécia.

O Ig Nobel da Engenharia foi atribuído a uma equipa de cientistas japoneses por tentar descobrir a maneira mais eficiente de as pessoas usarem os dedos ao girar uma maçaneta de uma porta.

Outro galardão distinguiu investigadores que analisaram porque é que os documentos legais podem ser tão desconcertantes, até mesmo para os próprios advogados.

Eric Martinez, Francis Mollica e Edward Gibson partilharam o Ig Nobel da Literatura por analisarem o que torna documentos jurídicos desnecessariamente difíceis de entender.

“Em última análise, há uma espécie de esperança de que os advogados pensem um pouco mais com o leitor em mente”, explicou Martinez. “A clareza não beneficia apenas o leigo, também beneficia os advogados”.

O Ig Nobel da Física foi atribuído a Frank Fish, por estudar porque é que os patinhos seguem as suas mães em fila indiana.

Trata-se de uma estratégia de conservação de energia. Os patinhos estão a aproveitar a correntes de vento, assim como os carros de Fórmula 1 ou os ciclistas fazem, explicou o laureado.

Fish dividiu o prémio com investigadores da Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia.

Solimary García-Hernández e Glauco Machado, da Universidade de São Paulo, no Brasil, venceram o Ig Nobel da Biologia, devido ao seu estudo de como a prisão de ventre afeta a vida sexual dos escorpiões.

Os escorpiões podem separar uma parte do corpo para escapar de um predador. No entanto, quando perdem a cauda, também perdem a última porção do trato digestivo, o que leva à obstipação – e, eventualmente, à morte.

Os cientistas realçam que isto “pode prejudicar a procura de parceiros”.

O Ig Nobel da Medicina foi atribuído a uma equipa de investigadores que mostrou que, quando os pacientes são submetidos a algumas formas de quimioterapia tóxica, sofrem menos efeitos colaterais prejudiciais graças a gelado.

Os cientistas mostraram que o gelado é tão eficaz quanto cubos de gelo para aliviar a dor oral associada ao tratamento com melfalano antes de transplantes de medula óssea.

O galardão da História da Arte foi entregue a Peter de Smet e Nicholas Hellmuth, pelo seu estudo “Uma abordagem multidisciplinar sobre cenas rituais de enema na antiga cerâmica Maia”.

Uma equipa multidisciplinar de cientistas foi reconhecida com o Ig Nobel da Paz por desenvolverem um algoritmo para ajudar os bisbilhoteiros a decidir quando contar a verdade e quando mentir.

Por fim, o prémio para o Ig Nobel da Economia foi atribuído a Alessandro Pluchino, Alessio Emanuele Biondo e Andrea Rapisarda, por explicarem, matematicamente, porque é que o sucesso na maioria das vezes não vai para as pessoas mais talentosas, mas sim para as mais sortudas.

Os vencedores foram presenteados com uma uma nota de 10 biliões de dólares do Zimbabué, com oito verdadeiros vencedores de prémios Nobel a distribuírem os galardões.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.