“Papel do orgasmo como descongestionante nasal” vence Prémio Ig Nobel 2021

O prémio, que é uma sátira do Prémio Nobel, também destacou este ano uma pesquisa sobre a melhor forma de transportar rinocerontes – de cabeça para baixo e pelas pernas – e o papel da barba na proteção do rosto dos homens.

A edição de 2021 do Prémio Ig Nobel, que celebra o lado cómico da ciência, divulgou esta quinta-feira os responsáveis por “avanços científicos” que “fazem as pessoas rir, e depois pensar”.

O prémio na categoria Medicina foi para Olcay Cem Bulut, da Alemanha, que concluiu que o sexo com orgasmo pode ajudar a descongestionar as vias nasais. A pesquisa da equipa de investigadores alemães, foi realizada em 18 casais, e identificou uma melhoria na respiração durante até 60 minutos após o orgasmo.

A categoria Paz foi vencida por Ethan Beseris, Steven Naleway e David Carrier, da Universidade de Utah, nos EUA, que descobriram que a barba tem a função de proteger os rostos humanos, e não apenas uma razão estética.

A equipa de investigadores usou um composto de resina epóxi para simular ossos humanos e pele de ovelha como substituto para a pele humana, enquanto a lã substituiu a barba.

“Se o mesmo é verdade para o cabelo facial humano, então ter uma barba cheia pode ajudar a proteger as regiões vulneráveis do esqueleto facial, como a mandíbula, de golpes prejudiciais”, afirmou Beseris.

O veterinário Robin Radcliffe, que ganhou o prémio na categoria Transportes, mostrou com a sua pesquisa que transportar rinocerontes de cabeça para baixo e pelas pernas é muito melhor para a saúde dos animais do que transportá-los de lado.

“O que adoro nos veterinários da vida selvagem é que realmente podemos pensar de forma menos convencional”, afirmou Radcliffe.

Outros estudos, que venceram o Prémio Ig Nóbil nas suas categorias, concluíram que a obesidade dos políticos pode ser um bom indicador do nível de corrupção de um país, analisaram bactérias em pastilha elástica colada em calçadas, e mostraram novos métodos de controlo de baratas em submarinos.

Devido às medidas de restrição por causa da covid-19, a cerimónia foi realizada pela internet e não no seu local habitual, a Universidade de Harvard, nos EUA.

Seguindo a tradição, vencedores do verdadeiro Prémio Nobel, como Frances Arnold (Química, em 2018) e Eric Maskin (Economia, em 2007), entregaram os prémios aos vencedores das dez categorias do Ig Nobel, que receberam um troféu de papel e uma nota falsa de 10 biliões de dólares do Zimbabué.

PARTILHAR

RESPONDER

Um Mundial a cada dois anos? Entre várias críticas, há quem o defenda com unhas e dentes

Um Mundial a cada dois anos e a concentração dos jogos internacionais em um ou dois períodos por ano? As opiniões dividem-se. Ultimamente tem-se discutido a possibilidade de mudar a periodicidade da realização do Campeonato do …

Hospital de Santa Maria está a realizar cirurgia inovadora no combate à obesidade

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a realizar uma nova cirurgia à obesidade que não implica incisões e requer menos tempo de internamento. Inovadora e revolucionária, a cirurgia realizada no Hospital de Santa Maria …

Premier League: ninguém vê pela TV os jogos das 15h. Porquê?

Se estiver a passar na televisão um Manchester United-Liverpool, as equipas mais pequenas terão as bancadas vazias. O argumento foi apresentado pelo presidente do Burnley, há mais de 50 anos. E a regra mantém-se. O assunto …

Alunos regressam às aulas — e professores já têm greve marcada para os primeiros dias

Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana as aulas, que arrancam com uma greve anunciada num ano marcado pelo início do plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente de …

Sporting atira-se ao VAR e reclama dois penáltis e uma expulsão

O Sporting contestou a atuação do VAR do encontro frente ao FC Porto, João Pinheiro. Em causa estão dois penáltis por assinalar e um cartão vermelho por mostrar. Rúben Amorim já só pensa no próximo jogo …

Exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel", diz ex-ministro da Saúde

O antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considera que a questão da exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel". Em contexto da pandemia de covid-19, a saúde tem sido um tema bastante …

Rosto de Neandertal que viveu há mais de 50 mil anos foi reconstruído (e pode ser visto ao vivo)

Krijn, o primeiro Neandertal encontrado na Holanda, ganhou agora uma nova vida, depois de uma equipa ter reconstruído o seu rosto. Em 2009, o Museu Nacional de Antiguidades da Holanda apresentou um fragmento de crânio do …

Em julho, quase 20% das chamadas para o SNS24 ficaram por atender

A linha de SNS24 atendeu 736 mil chamadas em julho, mas ficaram por atender quase 20%. De acordo com o jornal Público, que divulga os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, no mês de …

Vamos lá contar os recordes de Emma Raducanu

Feito impensável? Maior momento de sempre no desporto britânico? Personalidade do ano? Abundam as análises à nova campeã do US Open, que não quer largar o troféu. Foi um dos maiores momentos da história do desporto …

"Assassino" e "ordinário". Ferro Rodrigues insultado por dezenas de manifestantes negacionistas

Um grupo de negacionistas insultou o presidente da Assembleia da República, 71 anos, no interior de um restaurante em Lisboa. Vários negacionistas, reunidos no sábado, 11 de setembro, em mais uma manifestação, desta vez com o …