Afinal, transportar rinocerontes de cabeça para baixo é mesmo a melhor opção

(dr) Namibian Ministry of the Environment, Forestry and Tourism / CNN

Cientistas descobriram que, apesar de parecer uma experiência mais desconfortável, transportar rinocerontes de cabeça para baixo é mesmo a melhor opção quando se trata de salvaguardar a sua saúde.

Esta fotografia de um rinoceronte de pernas para o ar, suspenso por uma corda enquanto é transportado por um helicóptero, tem tanto de cómico como de surreal. Mas, segundo a cadeia televisiva CNN, trata-se, na verdade, de uma questão de sobrevivência.

Quando é preciso transportar um rinoceronte na savana africana, a maioria das vezes recorre-se a camiões. No entanto, alguns locais são tão remotos que não têm acessos terrestres e, por isso, os conservacionistas começaram a usar helicópteros. Para cumprir a tarefa, os animais são colocados de lado e deitados numa maca, ou pendurados de cabeça para baixo, como vemos na imagem acima.

A segunda opção é mais rápida e fácil e tem menos custos, mas até agora não se sabia ao certo como é que esta posição invertida afeta os rinocerontes. Por isso, conta a estação televisiva norte-americana, o Governo da Namíbia pediu ajuda à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, para obter respostas.

Os resultados, publicados a 18 de janeiro na revista científica Journal of Wildlife Diseases, foram surpreendentes. “Achávamos que os rinocerontes passavam pior quando estavam pendurados de cabeça para baixo”, disse Robin Radcliffe, professor sénior da universidade nova-iorquina.

Embora pareça uma experiência mais desconfortável, a equipa descobriu que o transporte de pernas para o ar é mesmo a melhor opção quando se trata de salvaguardar a saúde destes rinocerontes.

Os investigadores mediram biomarcadores ligados à respiração e ventilação e descobriram que os rinocerontes tinham níveis mais altos de oxigénio no sangue quando estavam de cabeça para baixo.

Radcliffe explicou que esta posição permite que a coluna se estique, o que ajuda a abrir as vias respiratórias. Além disso, a equipa descobriu que, quando deitados de lado, os rinocerontes têm um “espaço morto” maior, isto é, a quantidade de ar em cada respiração que não contribui com oxigénio para o corpo é maior.

A diferença entre as duas formas de transporte era pequena, porém, como o forte anestésico dado aos rinocerontes causa hipoxemia (baixos níveis de oxigénio no sangue), mesmo uma pequena melhoria pode fazer diferença no seu bem-estar.

“Mas porque é que os rinocerontes têm de ser transportados?”, pergunta.

O rinoceronte-negro é uma espécie de rinoceronte que vive em todo o continente africano, mas sobretudo em países como a Namíbia, África do Sul, Quénia e Zimbabué. Na década de 60, existiam mais de 100 mil espécimes, mas 30 anos de caça furtiva exterminaram 98% destes animais, conta a CNN.

Desde então, os esforços de conservação fizeram com que a população destes rinocerontes tenha mais do que duplicado, havendo agora cerca de 5.600 exemplares. Apesar disso, o rinoceronte-negro continua a estar em perigo.

Tal como explica Jacques Flamand, líder do projeto “Black Rhino Range Expansion”, da organização não governamental World Wildlife Fund (WWF), os rinocerontes são uma espécie muito “dependente da densidade”, o que significa que, se houver muitos numa determinada área, o seu número acabará por diminuir.

Ao mesmo tempo, mover estes animais também ajuda a garantir uma população geneticamente mais diversificada. “Não queremos que um rinoceronte-negro acasale com a sua filha ou com a sua mãe”, disse.

Também por causa dos caçadores ilegais, em alguns casos há rinocerontes que são resgatados de focos de caça furtiva e transferidos para áreas onde podem ser controlados e protegidos.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …