Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham “Nobel do Meio Ambiente”

(dr)

Gretchen Daily e Pavan Sukhdev.

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o “Nobel do Meio Ambiente”, foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado.

A bióloga especialista em conservação e o economista são ambos pioneiros em esclarecer e quantificar o valor económico do ambiente natural.

“O Comité Executivo do Prémio Tyler tem a honra de reconhecer duas destacadas figuras que foram pioneiras na valorização do capital natural – em termos científicos e económicos rigorosos – reconhecendo o papel vital da natureza no apoio ao bem-estar humano”, disse Júlia Marton-Lefèvre, presidente do Prémio Tyler.

Em maio de 2019 a ONU alertava num relatório para a perda devastadora da biodiversidade, frisando que é inviável continuar a procurar crescimento económico sem olhar para a natureza. A questão tem, no entanto, sido tema de alertas há anos por parte de Gretchen Daily, 55 anos, professora na Universidade de Stanford, Estados Unidos.

“Podemos pensar nos ecossistemas como um tipo de ativo de capital. Assim como temos ativos como capital humano, ou capital financeiro, também temos capital natural”, disse a bióloga, acrescentando que os humanos dependem totalmente do capital natural vivo, das terras, águas e biodiversidade do planeta, que estão “a liquidar de forma acelerada”.

O trabalho inovador de Gretchen Daily, prevendo mudanças na biodiversidade e fazendo estimativas dos valores dos ecossistemas e dos serviços que prestam, começou quando a bióloga ainda era estudante de doutoramento.

Num livro publicado em 1997, “Nature´s Services: Societal Dependence on Natural Ecosystems” (Serviços de Natureza: Dependência da sociedade dos ecossistemas naturais) Gretchen Daily resumiu os muitos serviços fornecidos pela natureza.

Em 2005 cofundou o projeto NatCap (Projeto Capital Natural), um programa internacional para motivar mais investimentos nos ecossistemas e para capacitar os decisores para o crescimento verde.

Pavan Sukhdev, cidadão indiano de 59 anos, liderou um estudo (publicado em 2008) sobre os benefícios económicos da biodiversidade e os custos da sua degradação e perda que se tornou uma referência, vindo a ser a base para o movimento da Economia Verde, que defende a redução de riscos ambientais e o desenvolvimento sustentável.

“Não é preciso ser um ambientalista para ter preocupações de proteção do ambiente. Basta perguntar a um agricultor, que agora precisa de alugar colmeias para polinizar as suas sementeiras, porque já não há abelhas suficientes na natureza para fazerem esse trabalho. Mas as abelhas não enviam faturas, portanto o valor dos seus serviços não é reconhecido”, disse Sukhdev, para explicar a invisibilidade económica da natureza.

Antigo diretor administrativo do Deutsche Bank (banco alemão), profissional dos mercados financeiros durante 25 anos, Sukhdev foi pioneiro a colocar as consequências do declínio ambiental na terminologia financeira e de negócios, revolucionando a maneira como os que tomam decisões olham para o mundo natural.

Após anos desafiando as empresas a fazer a transição para uma economia sustentável, Sukhdev fundou a GIST Advisory, uma rede de consultoria em sustentabilidade.

Em 30 de abril os dois premiados vão fazer uma apresentação pública do seu trabalho na Academia de Ciências de Nova Iorque.

Numa cerimónia privada, marcada para 1 de maio, o Comité Executivo do Prémio Tyler e personalidades da comunidade internacional ligadas ao ambiente vão homenagear os dois laureados. O Prémio Tyler é de 200 mil dólares, a serem divididos pelos dois.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …