Prémio Nobel da Química distingue melhorias no microscópio

Nobel Prize

Eric Betzig, Stefan Hell e William Moerner, galardoados com o prémio Nobel da Química 2014

Eric Betzig, Stefan Hell e William Moerner, galardoados com o prémio Nobel da Química 2014

O Prémio Nobel de Química foi atribuído esta quarta-feira aos norte-americanos Eric Betzig e William Moerner e ao alemão Stefan Hell, por melhorias na utilização do microscópio.

Eric Betzig, do Howard Hughes Medical Institute, William Moerner, da Universidade de Stanford, e Stefan Hell, do German Cancer Research Center, são recompensados “pelo desenvolvimento da microscopia de fluorescência em alta resolução”, refere o júri dos mais reputados prémios internacionais nesta área.

“Por muito tempo, a microscopia ótica ficou retida por uma suposta limitação: nunca iria obter uma melhor resolução do que a metade do comprimento de onda da luz”, descreve o comunicado. “Ajudados por moléculas fluorescentes, os laureados com o Nobel da Química 2014 engenhosamente contornaram esta limitação. O seu trabalho inovador trouxe a microscopia óptica para uma nanodimensão”.

Até agora, era impossível estudar as células vivas a partir de um determinado patamar, mas o trabalho destes cientistas permitiu superar essa barreira, através da investigação de Stefan Hell, que descobriu o microscópio stimulated emission depletion (STED), e de Eric Betzig e William Moerner, que trabalhou o microscópio de molécula única (single-molecule microscopy).

Estas invenções, destaca a Academia sueca, são úteis na compreensão de doenças comuns, como o Parkinson, o Alzheimer e o Huntington.

Os galardoados com os prémios Nobel 2014 estão a ser anunciados desde o início desta semana. Ainda estão por anunciar o Nobel da Literatura, da Paz e da Economia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …