Prémio Nobel da Física para inventores das lâmpadas LED azuis

 

TD Ill. N. Elmehed / NobelPrize.org

Shuji Nakamura, Hiroshi Amano e Isamu Akasaki partilharam o Nobel da Física 2014 pela invenção da iluminação por LED

Shuji Nakamura, Hiroshi Amano e Isamu Akasaki partilharam o Nobel da Física 2014 pela invenção da iluminação por LED

O prémio Nobel da Física foi hoje atribuído aos investigadores Isamu Akasaki, Hiroshi Amano (Japão) e Shuji Nakamura (Estados Unidos), pela invenção do díodo eletroluminescente (LED) azul, anunciou hoje o júri em comunicado.

Os consagrados foram reconhecidos pela invenção desta tecnologia, que permite significativas poupanças de energia.

O comité Nobel justifica a atribuição do prémio pela invenção de uma nova forma de iluminação mais eficiente e amiga do ambiente: “A invenção das lâmpadas LED trouxe alternativas mais eficientes e duradouras às fontes de iluminação tradicionais”.

“Quando Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura produziram os feixes de luz azul a partir de semi-condutores no início dos anos 1990, desencadearam uma transformação essencial na tecnologia de iluminação”, sublinhou a academia sueca.

Isamu Akasaki dá aulas na Universidade de Meijo e Hiroshi Amano pertence à Universidade de Nagoya, as duas no Japão. Shuji Nakamura trabalha na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só agora (30-1-2017) é que li esta “notícia”, e, para meu espanto, ninguém comentou o erro que transmite: estes cientistas NÂO inventaram o LED, pois este já existe desde a década de 60 do séc. XX! O que estes cientistas inventaram foi o LED azul – e foi isto que lhes valeu (e muito bem) o Prémio Nobel!
    Convém ter mais cuidado com as simplificações jornalísticas, pois podem induzir em erro (ou será mentir?) a quem não está minimamente dentro destes assuntos.

    • Caro António Ramos Boavida
      Obrigado pelo seu reparo. A nossa fonte (Lusa) referia apenas LED, tal como a generalidade das fontes que pudemos agora consultar. No entanto, foi-nos possível confirmar que a distinção é referente à invenção das lâmpadas LED azuis, e que o LED, apesar de se ter popularizado este século, é dos anos 60 do anterior.
      No nosso caso, o erro não foi uma simplificação jornalista, foi mesmo o redator “não estar minimamente dentro destes assuntos”. Infelizmente, acontece. E nunca nos passaria pela cabeça “mentir”.
      Como dizia Napoleão, nunca se deve atribuir à conspiração o que puder ser explicado mais facilmente pela simples incompetência.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …