Multimilionário à vista: prémio de 885 milhões de euros na sexta-feira

Na noite passada esteve em jogo um dos maiores prémios de sempre do Mega Millions. Mais uma vez, ninguém acertou. Pode-se jogar online (de uma forma invulgar).

O primeiro sorteio do Mega Millions em 2023 contou com uma corrida ao jogo como raramente se viu nos Estados Unidos da América (e não só). E a próxima corrida ainda deverá ter mais apostadores.

O Mega Millions é um jogo muito semelhante ao nosso Totoloto: só recebe o primeiro prémio quem acertar em cinco números e num número da sorte – ou Mega Ball, neste caso.

A diferença é que os números nas cinco bolas iniciais vão até ao 70 (no Totoloto ficam-se pelo 49) e o número da sorte, a Mega Ball, acaba no 25 (por cá acaba no 13).

Por isso, a probabilidade de acertar é – ainda – menor neste jogo norte-americano: uma em 302.6 milhões.

Na noite passada esteve em jogo o quarto maior prémio de sempre do Mega Millions. E o sexto maior de sempre, juntando os números de outro jogo nacional, o Powerball.

Quem acertasse nas bolas todas iria receber 739 milhões de euros.

Mas há aqui umas condições: só recebe esse prémio quem aceitar receber esse valor ao longo de 30 anos, recebendo uma espécie de prestação anual.

No entanto, a maioria dos vencedores decide receber tudo de uma vez. E, aí, o prémio desceria para “apenas” 380 milhões de euros.

E também há que fazer contas aos impostos: 24% do prémio total segue para o Estado e, por isso, no caso de levantar tudo de uma vez, o apostador receberia quase 307 milhões de euros.

Há mais: como o prémio é tão grande, a taxa de dedução subiria na maioria das casas para 37%. E aí o prémio final desceria 254 milhões de euros, conta a CNBC.

Ou seja, do anunciado prémio de 739 milhões de euros já estamos em pouco mais de um terço desse valor. Isto sem incluir outras eventuais taxas, que variam entre os Estados.

Utilizámos sempre o condicional porque ninguém venceu. 25, 29, 33, 41, 44 + 18: ninguém apostou nesta chave vencedora. Quase 3 milhões de boletins venceram algum prémio mas ninguém ficou com o jackpot.

Foi o 23.º sorteio consecutivo sem qualquer vencedor do primeiro prémio. Assim, na próxima sexta-feira o jackpot sobe para 885 milhões de euros, anunciou a organização.

Este valor continua a ser o quarto mais elevado de sempre no Mega Millions. O prémio mais alto de sempre foi entregue há quatro anos: 1.45 mil milhões de euros.

No geral, o maior prémio de sempre foi no Powerball: quase 2 mil milhões de euros, ganhos há somente dois meses.

Jogar fora dos EUA

Refira-se que, segundo as regras do Mega Millions, não é preciso ser cidadão ou residente no país para concorrer ao prémio. Há a possibilidade de se estar “de passagem”, de férias, e jogar.

Os bilhetes não são vendidos, fisicamente, fora dos EUA. Mas há sites especializados que aceitam apostas realizadas online – e, depois, um funcionário ou colaborador desse portal compra os bilhetes oficiais em nome do jogador e envia uma cópia digitalizada para a conta do apostador.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.