Preguiças gigantes podem ter morrido contaminadas com as suas fezes

(dr) Alex McClelland / Universidade de Bournemouth

Um grupo de preguiças-gigantes da Idade do Gelo morreu possivelmente devido a um poço pantanoso que estava contaminado com as suas fezes.

De acordo com o site Live Science, cientistas descobriram os ossos de quase duas dezenas de preguiças-gigantes da espécie Eremotherium laurillardi no Tanque Loma, no sudoeste do Equador. O leito ósseo data do final do Pleistoceno e contém milhares de ossos de grandes mamíferos.

No estudo publicado, em abril, na revista científica Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, os investigadores escrevem que a condição dos ossos das preguiças e o seu arranjo entre eles sugere que estes animais morreram na mesma época.



O solo e a matéria vegetal à volta dos ossos ajudou a equipa a montar o cenário da sua morte. Os cientistas acham que as preguiças adoeceram devido a um poço pantanoso que estava contaminado com as suas fezes.

Segundo o mesmo site, uma explicação provável para este desfecho é que, tal como os grandes herbívoros dos nossos dias, estas preguiças gigantes mergulhavam neste poço para suportar o calor e os insetos.

No entanto, ao sujar o pântano com as suas fezes, isto fez com que, ao mesmo tempo, também comessem plantas e bebessem água que estavam contaminadas com agentes patogénicos dos excrementos.

Aliás, como recordam os cientistas, isto já aconteceu recentemente com grupos de hipopótamos que morreram em locais pantanosos, exatamente pelo mesmo motivo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …