/

Preguiças gigantes podem ter morrido contaminadas com as suas fezes

(dr) Alex McClelland / Universidade de Bournemouth

Um grupo de preguiças-gigantes da Idade do Gelo morreu possivelmente devido a um poço pantanoso que estava contaminado com as suas fezes.

De acordo com o site Live Science, cientistas descobriram os ossos de quase duas dezenas de preguiças-gigantes da espécie Eremotherium laurillardi no Tanque Loma, no sudoeste do Equador. O leito ósseo data do final do Pleistoceno e contém milhares de ossos de grandes mamíferos.

No estudo publicado, em abril, na revista científica Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, os investigadores escrevem que a condição dos ossos das preguiças e o seu arranjo entre eles sugere que estes animais morreram na mesma época.

O solo e a matéria vegetal à volta dos ossos ajudou a equipa a montar o cenário da sua morte. Os cientistas acham que as preguiças adoeceram devido a um poço pantanoso que estava contaminado com as suas fezes.

Segundo o mesmo site, uma explicação provável para este desfecho é que, tal como os grandes herbívoros dos nossos dias, estas preguiças gigantes mergulhavam neste poço para suportar o calor e os insetos.

No entanto, ao sujar o pântano com as suas fezes, isto fez com que, ao mesmo tempo, também comessem plantas e bebessem água que estavam contaminadas com agentes patogénicos dos excrementos.

Aliás, como recordam os cientistas, isto já aconteceu recentemente com grupos de hipopótamos que morreram em locais pantanosos, exatamente pelo mesmo motivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.