A aplicação de pagamentos digitais vai passar a divulgar os dados pessoais dos utilizadores às empresas, para que estas possam personalizar a publicidade.
Muitas empresas já o fazem. É por isso que, quando abre a Internet, vai sempre encontrar anúncios de coisas de que até já se tinha esquecido que precisava.
É o marketing digital a funcionar, através da partilha de informação de aplicações como a PayPal.
Numa atualização recente da privacidade pode ler-se: “As informações pessoais que divulgamos incluem, por exemplo, produtos, preferências, tamanhos e estilos que achamos que vão gostar.”
No entanto, como alerta o The Wall Street Journal , pode sempre optar por não divulgar esses dados, ajustando a privacidade nas definições da aplicação. Se o fizer, estará a juntar-se aos apenas 7% dos utilizadores que se dão a esse trabalho.
Na verdade, é bastante simples — basta abrir a aplicação, tocar na foto de perfil no canto superior direito e clicar em “dados e privacidade”. Procure por “Compras personalizadas” e desative essa predefinição.
A prática é mais comum entre empresas de tecnologia financeira como o PayPal e empresas de empréstimos do tipo “compre agora, pague depois”, contou ao jornal americano Daniel Garcia-Diaz, diretor administrativo dos mercados financeiros do GAO.
A empresa,que tinha cerca de 391 milhões de contas de consumidores ativas em 2023, vai aplicar esta prática a partir do dia 27 de novembro.
De acordo com Chi Chi Wu, advogada do National Consumer Law Center citada pelo WSJ, “ninguém quer descobrir que as informações da sua conta bancária estão a ser partilhadas sem a sua autorização expressa”.
Ainda assim, explica, “os consumidores estão habituados a ser seguidos de muitas formas online, mas tendem a ter uma maior expectativa de privacidade quando se trata de instituições financeiras“, já que se trata de um campo muito pessoal.
Recorde-se que nos registos de transferências de cada um de nós está presente o que comemos ao almoço, que estilo de camisola comprámos, em que loja, ou até mesmo o seu tamanho. Se não quiser que a Internet descubra que ganhou uns quilos a mais, o melhor é mesmo atualizar as suas opções de privacidade.