/

Os predadores unicelulares do solo comportam-se como no Pac-man

Os protistas do solo, organismos unicelulares com o maior grau de simplicidade, movem-se e devoram bactérias tal como é retratado no Pac-Man, um dos jogos mais bem sucedidos de sempre, revelou um novo estudo.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Science Advances, descobriu que os grupos mais comuns destes organismos no solo comportam-se como no jogo: movem-se através da matriz do solo em busca de bactérias.

“Como parte de um projeto maior para compreender todos os micróbios existentes no solo, estamos a caracterizar bactérias e fungos, mas também um grupo menos conhecido, mas igualmente importante, que são os protistas“, disse Angela Oliverio, a autora principal do estudo, citada em comunicado pelo portal Science Daily.

Os protistas – que não são plantas, nem fungos, nem tão pouco animais – reproduzem-se rapidamente e, provavelmente, frisam os cientistas, são capazes de melhor responder às alterações climáticas do que as formas de vida maiores.

Tratam-se de organismos unicelulares que se distinguem das bactérias porque possuem um núcleo. Do ponto de vista científico, a equipa frisa que pouco se sabe sobre eles, uma vez que poucos estudos têm sido levados a cabo nesta área.

“Os solos abrigam uma incrível diversidade de organismos, cujas vidas estamos apenas a começar a entender (…) Os protistas do solo são um grupo pouco estudado. Por isso, este trabalho fornece uma base para futuras investigações sobre a sua ecologia em ecossistemas à volta de todo o mundo”, rematou Ben Turner, co-autor do estudo.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.