/

Preço médio das casas ultrapassa 140 mil euros. É o mais elevado desde que há registos

Entre janeiro e setembro deste ano, foram vendidas mais de 132 mil casas, por um valor médio que superou os 141 mil euros.

Segundo o Jornal de Negócios, o valor médio já superou os 141 mil euros, sendo a primeira vez que esta fasquia é ultrapassada desde 2009, ano em que começam os registos do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O diário adianta que, de janeiro a setembro, foram vendidas 132.246 casas, por um valor total de mais de 18,6 mil milhões de euros. Feitas as contas, o valor médio de cada transação ultrapassou os 141 mil euros neste período, o que corresponde a uma subida de 4% face ao valor médio de 135 mil euros registado no ano passado.

Este é também o terceiro ano consecutivo em que são batidos recordes nos valores transacionados no mercado imobiliário. Desde 2017, os valores não têm parado de aumentar, registando-se novos máximos desde então.

As regiões de Lisboa e do Algarve continuam a ser as mais caras do país. Na Área Metropolitana de Lisboa, o valor médio das vendas de casas é agora de 190.700 euros, 35% acima da média nacional, enquanto que no Algarve, o preço médio disparou 12% e fixou-se em 187 mil euros.

Pelo contrário, é no Alentejo e no Centro que se encontram as casas mais baratas, com preços médios de 84 mil euros e 92 mil euros, respetivamente.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.