Preço das casas em Portugal sobe mais do que no resto da Europa

O preço das casas em Portugal subiu 13,2% no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado. No espaço comunitário o aumento foi de 9,9% e na zona euro de 9,3%, em termos homólogos.

Segundo os dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat, houve um agravamento de 3,3 pontos percentuais face ao registado no conjunto da União Europeia.

Já numa comparação com o trimestre anterior, os preços das habitações subiram 2,3% na área do euro e no conjunto dos países da UE. Em Portugal, os preços subiram 3,1% face aos três primeiros meses do ano.

Apesar do agravamento mais significativo dos preços das casas face a média europeia, não é em Portugal que se registaram as subidas mais significativas. Em termos homólogos, os maiores aumentos foram registados na Estónia (mais 27,4%), na Chéquia (mais 23,1%) e na Hungria (mais 22,8%).

O Eurostat sublinhou que “em todos os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis houve um aumento do preço das casas no segundo trimestre – e em 16 deles, os aumentos foram superiores a 10%”, como é o caso de Portugal.

No extremo oposto, foi no Chipre (mais 2%), na Finlândia (mais 2,2%) e na Dinamarca (mais 2,8%) que se registaram as menores subidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.