Preço dos bens alimentares essenciais volta a aumentar

3

No ano passado, o mesmo cabaz de 63 produtos alimentares essenciais custava 183,63 euros — menos 43,35 euros do que agora.

O valor do cabaz de bens alimentares essenciais voltou a aumentar na semana passada. De acordo com a Deco Proteste, o preço a pagar é agora de 226,98 euros. A isenção de IVA inclui mais de 40 bens alimentares, mas só entra em vigor a partir de 18 de abril.

O aumento é de cerca de um euro, mas marca uma tendência de contraste com os preços nos outros países. O índice de referência dos preços internacionais das matérias-primas alimentares desceu em março pelo 12.º mês consecutivo, com 2,1% inferior em comparação a fevereiro e 20,5% a menos em relação ao mesmo mês de 2022. Portugal foi o país da Zona Euro onde os preços mais subiram no mês passado.

Além disso, comparando o atual preço do cabaz essencial com o ano passado, a diferença é clara e evidente.

“Apesar de os preços estarem agora a dar sinais de estabilização, entre 23 de fevereiro de 2022, véspera do início da guerra na Ucrânia, e 5 de abril de 2023, o preço do cabaz alimentar já aumentou 43,35 euros (mais 23,61%)”, revela a Deco Proteste, citada pelo Correio da Manhã.

A compra de 63 produtos alimentares essenciais selecionados pela Deco Proteste custava na altura da invasão da Ucrânia pela Rússia 183,63 euros. Na semana passada, esse valor chegou aos 226,98 euros.

No início de abril, o Instituto Nacional de Estatística divulgou que a taxa de inflação — o Índice de Preços no Consumidor — caiu em março para 7,4%, menos 0,8 pontos percentuais face ao mês de fevereiro.

No entanto, tal não é o mesmo que dizer que os preços caíram: verifica-se apenas desaceleração no aumento dos preços.

No fim de março, o governo anunciou um cabaz de 44 alimentos essenciais com IVA zero. Nos dias seguintes, multiplicaram-se nas redes sociais relatos de consumidores que denunciavam aumentos de preços de bens alimentares — que os supermercados justificam com “os efeitos da inflação”.

ZAP //

3 Comments

  1. A maior asneira que fizeram ao colocar o IVA a 0 Quem vai ganhar são os comerciantes não é o consumidor.
    Vaja-se quando baixaram o IVA da Restauração O que aconteceu? Em vez de baixarem os preços ainda os aumentaram.

  2. Assalto a todas as superfícies comerciais que não entregam o IVA ao estado e ainda por cima “roubam” o cliente.
    Continente, Pingo Doce, Aucham ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.