Prazo para recibos verdes alterarem escalão alargado até 15 de Janeiro

iStock

-

O Instituto de Segurança Social (ISS) alargou o prazo para que os trabalhadores  independentes possam pedir a alteração do escalão da Segurança Social, que era até 20 de Dezembro e passou para 15 de Janeiro de 2015.

Cerca de um milhão de trabalhadores independentes viram o seu escalão da Segurança Social ser alterado em Novembro, sendo que, destes, 710 mil ficaram isentos desta contribuição e 390 mil desceram de escalão, segundo uma nota hoje enviada pelo ISS.

Quanto aos restantes trabalhadores independentes, o ISS refere que, “mesmo que tenham tido um aumento de rendimentos, podem requerer que lhes seja aplicado um escalão escolhido entre os dois escalões imediatamente inferiores ou imediatamente superiores ao que lhes foi oficiosamente fixado”.

Ainda em relação a estes últimos trabalhadores independentes, os chamados ‘recibos verdes’, “cerca de 20 mil pediram já para descer de escalão” e “cerca de 3.000 pediram até para subir de escalão para, dessa forma, poderem obter protecção social“.

Considerando que os trabalhadores independentes que ainda “nada disseram” à Segurança Social possam vir a solicitar uma alteração do escalão contributivo nos próximos dias, o ISS indica que “irá ser alargado o prazo de pagamento das contribuições à Segurança Social dos trabalhadores independentes (que terminava a 20 de Dezembro) para o próximo dia 15 de Janeiro de 2015”.

O Instituto de Segurança Social informa ainda que os trabalhadores independentes que pretendam pedir a alteração do escalão contributivo podem fazê-lo até 15 de Janeiro “através da Segurança Social Directa ou nos serviços de atendimento da Segurança Social”.

Na semana passada, o ISS enviou aos trabalhadores independentes a notificação relativa à fixação anual da base de incidência da contribuição devida à Segurança Social.

Segundo uma notificação a que a Lusa teve acesso, eram indicados o rendimento relevante para efeitos de pagamento desta contribuição (calculado com base no valor declarado à Autoridade Tributária e Aduaneira em 2013), o escalão a que corresponde esse rendimento e a respectiva taxa contributiva, bem como o valor a pagar mensalmente.

Além disso, estes contribuintes foram ainda informados de que têm 10 dias úteis a contar da data do envio da notificação para “requerer que lhe seja aplicado outro escalão de entre os dois escalões imediatamente inferiores ou superiores ao que lhe foi fixado”.

No entanto, a presidente do conselho directivo do ISS, Mariana Ribeiro Ferreira, que assinou a notificação, esclarece que, “enquanto não receber resposta ao seu pedido”, o contribuinte deve continuar a “proceder ao pagamento da contribuição” no valor indicado “sem prejuízo de acertos posteriores, até que lhe seja comunicado o novo escalão”.

Esta notificação levou a críticas por parte dos Precários Inflexíveis, que exigiram o prolongamento dos prazos dados aos trabalhadores independentes para pedirem a alteração de escalão na Segurança Social, o que veio a confirmar-se.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …