Há 53 praias sem sinais de poluição na água há três anos (e nenhuma é no Interior)

Portugal tem 53 praias com “Zero Poluição”. A listagem foi feita pela associação ambientalista ZERO e só inclui praias costeiras, excluindo qualquer zona balnear do Interior, o que é um dado preocupante.

“Alcobaça, Porto Santo e Tavira com quatro praias e Faro, Peniche, Sesimbra e Vila do Bispo com três, são os concelhos líderes” na lista das praias com Zero Poluição em Portugal, segundo avança a ZERO.

Entre as 53 praias destacadas, 43 distribuem-se por 24 concelhos do Continente, enquanto há 6 nos Açores e 4 na Madeira.

As praias com “Zero Poluição” não apresentaram “qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas balneares” ao longo dos últimos três anos, explica a ZERO.

Além de terem obtido “sempre classificação “Excelente”“, estas praias também “apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de detecção em todas as análises efectuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais)”, nota a ZERO.

Isto significa que “em todas as análises efectuadas não houve sequer a detecção de qualquer unidade formadora de colónias“, acrescenta.

Apenas 8% do total das 643 zonas balneares

Neste ano, as praias com ZERO Poluição “representam 8% do total das 643 zonas balneares em funcionamento”, o que constitui “menos 15 praias, em relação às 68 classificadas no ano passado”, revela ainda a associação ambientalista.

A ZERO nota que “concelhos como Torres Vedras e Angra do Heroísmo tiveram um número significativo de praias retiradas da lista (nove e cinco praias, respectivamente)”.

“Em termos de balanço, saíram da lista do ano passado 29 praias e entraram 14 novas“, aponta ainda a entidade.

“Há muito a fazer pela qualidade da água dos rios”

A associação destaca também o facto de não haver qualquer praia do Interior na lista. “É extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, muito mais susceptíveis à poluição microbiológica“, explica.

Apesar disso, a ZERO também nota que este cenário é “um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal”, salientando que são necessários “esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”.

A associação lembra também que a APA – Agência Portuguesa do Ambiente divulgou, recentemente, dados de 2018 que indicam “um decréscimo da qualidade da água numa quantidade significativa das massas de água relativamente aos dados obtidos aquando do diagnóstico para o Plano de Gestão de Região Hidrográfica 2016-2021″.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …