Costa da Caparica vai ter praias fechadas em agosto

Zanthia / Flickr

Praia na Costa da Caparica

As praias da Costa da Caparica vão ser encerradas à vez durante o mês de agosto devido à necessidade de repor os níveis de areia.

Segundo o Diário de Notícias, a operação para repor os níveis de areia nas praias da Costa da Caparica chegou a estar anunciada para maio, mas ainda não começou por faltar o visto do Tribunal de Contas.

Mal isso aconteça, os trabalhos podem começar, o que se prevê para o final deste mês ou início de agosto, época em que muitas pessoas estão de férias e querem fazer praia.

A colocação de um milhão de metros cúbicos de areia, ao longo dos 3,8 quilómetros entre a Costa da Caparica e a Cova do Vapor, vai limitar o acesso às praias por períodos de cinco dias em cada uma.

A junta de freguesia já avança com informação sobre três praias: a Saúde e a Nova e a seguir a praia do Tarquínio-Paraíso, que deverá fechar entre 19 e 24 de agosto.

O socialista José Ricardo Martins, presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, garante que esta intervenção, que irá custar 6,3 milhões de euros, “só podia ser feita nesta altura no verão”.

“O bombeamento de areia para terra só pode ser feita com uma ondulação abaixo dos dois metros e o vento também pode influenciar. Tem também que ver com as marés – a distância entre a baixa-mar e a praia-mar”, explica o autarca.

“As praias encerrarão por uma semana cada e no total deverá durar um mês, mês e meio. Mas é necessário, vai criar praia. Tem constrangimentos para as pessoas no seu dia-a-dia? Sim, mas temos de ver pelo lado positivo. É urgente fazer isto, pois não podemos ter a cidade exposta no inverno, como aconteceu em 2014″, salienta.

Esta é uma obra urgente de proteção da cidade, pois estamos com os níveis de areia ao nível de 2014. O ideal seria fazê-lo de três em três anos, mas mesmo assim o ministro do Ambiente teve de conseguir que as verbas comunitárias, que só estão disponíveis para estas intervenções de dez em dez anos, pudessem ser utilizadas agora”, diz ainda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De facto teimamos em não deixar de ser africanos no planeamento! Parabéns pela ideia brilhante da data escolhida! Vai mais um louvor para o autor!

RESPONDER

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …