Praia irlandesa desaparecida há 30 anos reapareceu misteriosamente

Uma praia na Irlanda, que tinha desaparecido há mais de 30 anos, reapareceu recentemente de forma quase milagrosa.

A praia de Dooagh, na ilha de Achill, no oeste da Irlanda, desapareceu completamente do mapa em 1984, depois de uma série de grandes tempestades que atingiram a região. Restaram apenas no local formações rochosas.

Em abril deste ano, contudo, centenas de milhares de toneladas de areia foram misteriosamente arrastadas de volta à costa durante uma maré de proporções impressionantes, que fez a praia renascer e voltar aos seus tempos de glória.

Milhares de turistas visitam a região todos os anos, e agora, com a “nova” praia de 300 metros que a ilha resgatou ao mar, há mais uma atracção turística no local.

Emmet Callaghan, responsável do gabinete de turismo da ilha de Achill, disse à BBC que a população local está empolgada com a novidade. “Tivemos um engarrafamento recentemente aqui na vila, com carros, carrinhas e pessoas a chegar de todo o lado, da Irlanda e do Reino Unido, para verem nossa nova praia”, afirmou.

“As pessoas aqui contavam-nos coisas acerca dos bons momentos que tinham gozado nesta praia, de como era divertido estar lá quando eram crianças. Então, é muito bom poder ter agora esta praia de volta, e visitá-la novamente – agora com com os filhos“, explicou Callaghan.

“Já temos cinco praias com o certificado da bandeira azul, indicador da qualidade ambiental de nossas praias, e se conseguirmos manter esta, espero que seja a sexta”, acrescentou.

(dv) Achill Island Tourist Office

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O professor Ivan Haigh, investigador da Universidade de Southampton, no sul do Reino Unido, apontou duas hipóteses que poderiam explicar o misterioso ressurgimento da praia. “Pode ter sido uma mudança na fonte de sedimentos, para cima ou para baixo na costa, a trazer uma nova carga de sedimentos para a praia”, explicou.

Haigh avança ainda com possíveis alterações nas características das ondas na região. “Pode ser também uma mudança nas condições ambientais. Talvez uma alteração na distribuição de ondas, ou uma série de marés, tenham oferecido condições ideais para que a praia regressasse”, conclui.

O gabinete de turismo local e os turistas esperam agora que a “nova velha praia” tenha vindo para ficar – pelo menos até o próximo verão.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …