Praia irlandesa desaparecida há 30 anos reapareceu misteriosamente

Uma praia na Irlanda, que tinha desaparecido há mais de 30 anos, reapareceu recentemente de forma quase milagrosa.

A praia de Dooagh, na ilha de Achill, no oeste da Irlanda, desapareceu completamente do mapa em 1984, depois de uma série de grandes tempestades que atingiram a região. Restaram apenas no local formações rochosas.

Em abril deste ano, contudo, centenas de milhares de toneladas de areia foram misteriosamente arrastadas de volta à costa durante uma maré de proporções impressionantes, que fez a praia renascer e voltar aos seus tempos de glória.

Milhares de turistas visitam a região todos os anos, e agora, com a “nova” praia de 300 metros que a ilha resgatou ao mar, há mais uma atracção turística no local.

Emmet Callaghan, responsável do gabinete de turismo da ilha de Achill, disse à BBC que a população local está empolgada com a novidade. “Tivemos um engarrafamento recentemente aqui na vila, com carros, carrinhas e pessoas a chegar de todo o lado, da Irlanda e do Reino Unido, para verem nossa nova praia”, afirmou.

“As pessoas aqui contavam-nos coisas acerca dos bons momentos que tinham gozado nesta praia, de como era divertido estar lá quando eram crianças. Então, é muito bom poder ter agora esta praia de volta, e visitá-la novamente – agora com com os filhos“, explicou Callaghan.

“Já temos cinco praias com o certificado da bandeira azul, indicador da qualidade ambiental de nossas praias, e se conseguirmos manter esta, espero que seja a sexta”, acrescentou.

(dv) Achill Island Tourist Office

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O professor Ivan Haigh, investigador da Universidade de Southampton, no sul do Reino Unido, apontou duas hipóteses que poderiam explicar o misterioso ressurgimento da praia. “Pode ter sido uma mudança na fonte de sedimentos, para cima ou para baixo na costa, a trazer uma nova carga de sedimentos para a praia”, explicou.

Haigh avança ainda com possíveis alterações nas características das ondas na região. “Pode ser também uma mudança nas condições ambientais. Talvez uma alteração na distribuição de ondas, ou uma série de marés, tenham oferecido condições ideais para que a praia regressasse”, conclui.

O gabinete de turismo local e os turistas esperam agora que a “nova velha praia” tenha vindo para ficar – pelo menos até o próximo verão.

// BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …