Praia irlandesa desaparecida há 30 anos reapareceu misteriosamente

Uma praia na Irlanda, que tinha desaparecido há mais de 30 anos, reapareceu recentemente de forma quase milagrosa.

A praia de Dooagh, na ilha de Achill, no oeste da Irlanda, desapareceu completamente do mapa em 1984, depois de uma série de grandes tempestades que atingiram a região. Restaram apenas no local formações rochosas.

Em abril deste ano, contudo, centenas de milhares de toneladas de areia foram misteriosamente arrastadas de volta à costa durante uma maré de proporções impressionantes, que fez a praia renascer e voltar aos seus tempos de glória.

Milhares de turistas visitam a região todos os anos, e agora, com a “nova” praia de 300 metros que a ilha resgatou ao mar, há mais uma atracção turística no local.

Emmet Callaghan, responsável do gabinete de turismo da ilha de Achill, disse à BBC que a população local está empolgada com a novidade. “Tivemos um engarrafamento recentemente aqui na vila, com carros, carrinhas e pessoas a chegar de todo o lado, da Irlanda e do Reino Unido, para verem nossa nova praia”, afirmou.

“As pessoas aqui contavam-nos coisas acerca dos bons momentos que tinham gozado nesta praia, de como era divertido estar lá quando eram crianças. Então, é muito bom poder ter agora esta praia de volta, e visitá-la novamente – agora com com os filhos“, explicou Callaghan.

“Já temos cinco praias com o certificado da bandeira azul, indicador da qualidade ambiental de nossas praias, e se conseguirmos manter esta, espero que seja a sexta”, acrescentou.

(dv) Achill Island Tourist Office

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O professor Ivan Haigh, investigador da Universidade de Southampton, no sul do Reino Unido, apontou duas hipóteses que poderiam explicar o misterioso ressurgimento da praia. “Pode ter sido uma mudança na fonte de sedimentos, para cima ou para baixo na costa, a trazer uma nova carga de sedimentos para a praia”, explicou.

Haigh avança ainda com possíveis alterações nas características das ondas na região. “Pode ser também uma mudança nas condições ambientais. Talvez uma alteração na distribuição de ondas, ou uma série de marés, tenham oferecido condições ideais para que a praia regressasse”, conclui.

O gabinete de turismo local e os turistas esperam agora que a “nova velha praia” tenha vindo para ficar – pelo menos até o próximo verão.

// BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …