Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira totalmente livre de pêlo verdadeiro.

Ao longo das décadas, as peles de coelho, raposa e vison foram materiais recorrentes nas criações da marca italiana, fundada por Mario Prada em 1913. Agora, a Prada anuncia o fim sua utilização, de forma a responder às exigências dos seus clientes, cada vez mais pautadas por preocupações éticas e ambientais, noticiou o Observador na quarta-feira.

“O Grupo Prada está comprometido com a inovação e com a responsabilidade social e a nossa política sem pêlo – alcançada na sequência de um diálogo com a Fur Free Alliance […] – é uma extensão desse compromisso”, afirmou Miuccia Prada em comunicado.

A resolução surgiu após conversações entre o grupo e algumas organizações internacionais de proteção animal.

“Focar materiais inovadores vai permitir à empresa explorar novos limites do design criativo e levar isso ao encontro da procura de produtos éticos”, disse ainda. A decisão foi tomada não apenas ao nível da marca Prada, mas sim do grupo, o que significa que a Miu Miu estará abrangida pela nova política.

À semelhança do que o grupo Prada anunciou esta quarta-feira, outras marcas de luxo têm banido materiais de origem animal – pêlo verdadeiro, pelo menos – das suas coleções.

Versace, Gucci, Giorgio Armani e mesmo fora do universo das marcas italianas, com Chanel, Burberry, Stella McCartney, Vivienne Westwood (estas duas últimas baniram também o couro), Michael Kors, Jimmy Choo, Tommy Hilfiger, Maison Margiela, Ralph Lauren, DKNY e Calvin Klein a assumirem as mesmas posições.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …