Antigos povoadores da China já deformavam crânios de crianças há 12.000 anos

Os humanos que vivam a nordeste da atual China alongavam artificialmente os crânios dos seus filhos há, pelo menos, 12.000 anos, revelou uma nova investigação publicada recentemente.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram 19 crânios escavados entre 2011 e 2015 em Houtaomuga, na província chinesa de Jilin. A equipa de antropólogos descobriu em 11 dos 19 crânios, com idades compreendidas entre os 12.000 e 5.000 anos, tinham sido deformados artificialmente.

A descoberta, frisa o estudo cujos resultados foram esta semana publicados no American Journal of Physical Anthropology, evidencia que os habitantes deste assentamento neolíticos foram dos primeiros a aplicar esta conhecida modificação craniana.

De acordo com os cientistas, a prática foi, provavelmente, iniciada ainda mais cedo do que na caverna de Shanidar, no Iraque, há muito considerada o local de origem entre os humanos do tipo moderno na Ásia.

“Até agora, pensava-se que as práticas intencionais de deformação do crânio no leste da Ásia se tinham originado nas estepes ocidentais [mas] parece mais provável que estas tenham tido origem no leste da Ásia”, acreditam os autores.

“O norte da China […] serviu como um centro a partir do qual as populações humanas se mudaram para o centro do país, a península coreana, o arquipélago japonês, a Sibéria oriental e, possivelmente, os continentes americanos. (…) Por isso, os novos materiais encontrados no sítio neolítico de Houtaomuga, no nordeste da China, podem conter segredos sobre a origem, difusão e significado da deformação intencional do crânio”.

Contudo, é necessário não precipitar conclusões. “É muito cedo para dizer se a deformação craniana intencional surgiu pela primeira vez no leste da Ásia e se espalhou para outros lugares ou se se originou de forma independente em lugares diferentes”, alertou o autor principal do estudo, Qian Wang, citado pelo Science News.

Outra peculiaridade encontrado em Houtaomuga é a continuidade genética e cultural registada nos restos encontrados, apontaram os cientistas. “Não só é o primeiro caso confirmado de deformação craniana intencional na parte mais oriental do Velho Mundo, (…) como também evidencia a maior duração dessa prática num único sítio pré-histórico”.

No futuro, a equipa pretende continuar a estuda o local como mais detalhe, visando comparar o seu desenvolvimento com o de outros locais neolíticos, especialmente aqueles onde se praticava a mesma deformação craniana.”A deformação intencional do crânio é um fenómeno interessante, mas não completamente compreendido, muitas questões permanecem sem resposta”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas porquê continuar a identificar o “crânio alongado” como sendo um “crânio deformado” (artificialmente)???
    Crânio alongado era o crânio natural e próprio dos extraterrestres que povoaram o Planeta Terra, no passado.
    Porque será que certos membros do Clero ainda usam MITRA em algumas cerimónias?? Com quem eles pretendem assemelhar-se??
    Estes cientistas que deformam continuamente a informação agem assim a mando de quem??
    Porquê continuarem a ocultar a VERDADE???
    Já estamos em 2019 e a Arqueologia Proibida já está ao alcance de todos !!!!!!!
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …