Poupança das famílias atinge valor mais baixo desde 1999

A taxa de poupança das famílias caiu para 4,4% do rendimento disponível no ano acabado no terceiro trimestre de 2017, o valor mais baixo da série do INE.

O INE divulgou, esta sexta-feira, que a taxa de poupança das famílias recuou para 4,4% do rendimento disponível do ano acabado no terceiro trimestre de 2017. Este é o valor mais baixo da série do INE, que tem início em 1999.

“A taxa de poupança das famílias diminuiu para 4,4% do rendimento disponível, menos um ponto percentual do que no trimestre anterior”, quando representava 5,4% do rendimento disponível, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística nas contas nacionais trimestrais por setor institucional do terceiro trimestre deste ano.

Este é o valor mais baixo da série do INE, que tem início no primeiro trimestre de 1999. Desde então e até aos números divulgados hoje, a taxa de poupança atingiu um pico de 12% do rendimento disponível no ano terminado no terceiro trimestre de 2002 e registou o valor mais baixo, de 5%, no ano terminado em junho de 2015.

Segundo o INE, o rendimento disponível das famílias diminuiu 0,3%, devido sobretudo ao aumento em “8,4% dos impostos sobre o rendimento pagos pelas famílias, que mais do que compensou o aumento de 0,9% das remunerações recebidas”.

O INE explica ainda que o aumento dos impostos sobre o rendimento no ano acabado no 3º trimestre reflete o efeito de compensação da redução dos impostos pagos no ano terminado no 2º trimestre, “causado pela antecipação de reembolsos do IRS comparativamente ao verificado em 2016″.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estranho! Eu vejo cada vez mais as pessoas a entupir os centros comerciais, supermercados e cafés nesta época natalícia! E compram cada vez mais! Não se pode andar sossegado nesses sítios! Só se vêm pessoas com compras e mais compras! O natal é a época do consumismo…isto já nem é natal..

RESPONDER

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …