Cientistas a um passo de clonar o potro siberiano extinto há mais de 42.000 anos

North East Federal University

No ano passado, uma equipa de cientistas encontrou um potro com 42.170 anos na gigante cratera siberiana de Batagaika, também conhecida como o “Portão do Inferno”. Os especialistas, que encontraram o animal congelado no permafrost, acreditam ser possível cloná-lo e dizem estar cada vez mais perto de o fazer.

De acordo com o The Siberian Times, os cientistas que estão a estudar um possível processo de clonagem estão “confiantes” e acreditam que o animal mumificado poderia ajudar a trazer à vida uma espécie pré-histórica de cavalo já extinta.

O pequeno potro ficou conservado em condições tão perfeitas que a equipa de cientistas russos e sul-coreano, liderada pelo especialista Hwang Woo-suk, acredita ser possível extrair células dos restos do animal, permitindo depois clonar a espécie.

Contudo, este não é o único projeto de clonagem em que estão envolvido: a equipa, que trabalha à meses na cidade russa de Yakutsk – a cidade mais fria do planeta – pretende também recuperar células de um mamute lanoso.

“As células são cultivadas num meio nutritivo especial. Inicialmente, o material é triturado e colocado numa incubadora de CO2 durante alguns dias”, explicou a especialista russa Elena Grigórieva. “Três a quatro dias depois, as células são verificadas e o meio nutriente é substituído”, acrescentou.

Só no último mês, o processo foi testado mais de vinte vezes. “Há sete cientistas do lado sul-coreano e todos estão otimistas com o resultado”, afirmou.

“O primeiro mês de trabalho em Yakutia não foi um sucesso”, admitiu a North-Eastern Federal University em comunicado, mas os cientistas “estão a fazer mais tentativas para desenvolver uma célula que será a chave para clonar o potro”, assegurou .

“Os cientistas estão confiantes no sucesso do projeto”, disse uma fonte da universidade russa onde o projeto está a ser desenvolvido.

Os cientistas discutem agora qual variedade equina será utilizada para clonar a espécie extinta. A chave para sucesso, segundo explicou Grigórieva, passará por selecionar uma espécie de cavalo na qual já se tenham implementado uma clonagem bem sucedida.

“O cavalo coreano servirá perfeitamente“, afirmou. “[Esta espécie] já foi utilizada num processo de clonagem e a tecnologia foi perfeita. Além disso, o cavalo coreano é também bastante antigo, é um sucessor do mongol”, rematou.

“Felizmente, o mundo vai encontrar em breve o clone de um potro antigo que viveu há 42.000 anos”, afirmou Michil Yakovlev, do departamento de comunicação da universidade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Meus caros senhores: No terceiro parágrafo “a equipa, que trabalha à meses…” – Não seria melhor “há meses”??? – Vá lá, é verbo haver!…

RESPONDER

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …

Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama "é pior do que no tempo da troika". E tudo por causa de …