Cientistas a um passo de clonar o potro siberiano extinto há mais de 42.000 anos

North East Federal University

No ano passado, uma equipa de cientistas encontrou um potro com 42.170 anos na gigante cratera siberiana de Batagaika, também conhecida como o “Portão do Inferno”. Os especialistas, que encontraram o animal congelado no permafrost, acreditam ser possível cloná-lo e dizem estar cada vez mais perto de o fazer.

De acordo com o The Siberian Times, os cientistas que estão a estudar um possível processo de clonagem estão “confiantes” e acreditam que o animal mumificado poderia ajudar a trazer à vida uma espécie pré-histórica de cavalo já extinta.

O pequeno potro ficou conservado em condições tão perfeitas que a equipa de cientistas russos e sul-coreano, liderada pelo especialista Hwang Woo-suk, acredita ser possível extrair células dos restos do animal, permitindo depois clonar a espécie.

Contudo, este não é o único projeto de clonagem em que estão envolvido: a equipa, que trabalha à meses na cidade russa de Yakutsk – a cidade mais fria do planeta – pretende também recuperar células de um mamute lanoso.

“As células são cultivadas num meio nutritivo especial. Inicialmente, o material é triturado e colocado numa incubadora de CO2 durante alguns dias”, explicou a especialista russa Elena Grigórieva. “Três a quatro dias depois, as células são verificadas e o meio nutriente é substituído”, acrescentou.

Só no último mês, o processo foi testado mais de vinte vezes. “Há sete cientistas do lado sul-coreano e todos estão otimistas com o resultado”, afirmou.

“O primeiro mês de trabalho em Yakutia não foi um sucesso”, admitiu a North-Eastern Federal University em comunicado, mas os cientistas “estão a fazer mais tentativas para desenvolver uma célula que será a chave para clonar o potro”, assegurou .

“Os cientistas estão confiantes no sucesso do projeto”, disse uma fonte da universidade russa onde o projeto está a ser desenvolvido.

Os cientistas discutem agora qual variedade equina será utilizada para clonar a espécie extinta. A chave para sucesso, segundo explicou Grigórieva, passará por selecionar uma espécie de cavalo na qual já se tenham implementado uma clonagem bem sucedida.

“O cavalo coreano servirá perfeitamente“, afirmou. “[Esta espécie] já foi utilizada num processo de clonagem e a tecnologia foi perfeita. Além disso, o cavalo coreano é também bastante antigo, é um sucessor do mongol”, rematou.

“Felizmente, o mundo vai encontrar em breve o clone de um potro antigo que viveu há 42.000 anos”, afirmou Michil Yakovlev, do departamento de comunicação da universidade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Meus caros senhores: No terceiro parágrafo “a equipa, que trabalha à meses…” – Não seria melhor “há meses”??? – Vá lá, é verbo haver!…

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …