/

Pote e Sérgio Oliveira. Como Sporting e Porto ganham com a sua influência?

Homem de Gouveia / Lusa

Pedro Gonçalves e Sérgio Oliveira são dois dos melhores marcadores da Liga NOS esta temporada. A influência de ambos na maneira de jogar das suas equipas é inegável e os números não mentem.

Não é por acaso que o excelente momento de forma do Sporting CP coincide com a chegada de Pedro Gonçalves (ou Pote) a Alvalade. Com 14 golos marcados esta temporada, o médio foi considerado pelo GoalPoint o melhor jogador da primeira volta da Liga NOS 2020/21.

Pedro Gonçalves marca um golo a cada 89 minutos de jogo. Uma estatística impressionante que, nas grandes ligas europeias, apenas é superada por três pesos pesados: Robert Lewandowski (66 minutos), Luis Suárez (83 minutos) e Erling Braut Haaland (84 minutos).

Além de aparecer em zonas de finalização, Pote também se mostra capaz de encontrar colegas livres de marcação e articular o jogo entre defesa e ataque. O médio de 22 anos teve participação direta em 44% dos golos ‘leoninos’ na Liga.

O antigo jogador do Famalicão já duplicou o seu valor de mercado desde que chegou ao Sporting. No início da temporada, valia 7 milhões de euros, mas agora já catapultou o seu valor para 15 milhões de euros.

Em 2019/20, Pote terminou a época na Liga com tímidos 6,8% de conversão dos seus remates em golo. Nesta altura do campeonato vai em 32,6%, uma diferença abissal e que ultrapassa as expectativas mais otimistas.

Não se pode propriamente dizer que a chegada de Pedro Gonçalves a Alvalade estava livre de pressão. O médio formado no Sporting de Braga chegou para preencher o vazio deixado por Bruno Fernandes, que tinha uma influência inegável no plantel sportinguista.

A transformação de Sérgio Oliveira

Mas não se pode falar da influência de um médio numa equipa sem mencionar o exemplo de Sérgio Oliveira. Em 17 partidas, o internacional português marcou 13 golos e deu a marcar outros cinco, tendo influência em 29% dos golos do FC Porto no campeonato esta temporada.

O médio de 28 anos atingiu também um feito protagonizado por Lucho González, ex-jogador do FC Porto, que na época de 2008/2009, apontou 12 golos. Seja a atacar ou a defender, a entrega de Sérgio Oliveira permitiu aos ‘dragões’ ganhar uma nova dinâmica no seu meio-campo.

A sua evolução é notória. Formado no FC Porto, perdeu-se entre empréstimos e a equipa B portista. Em 2013 seguiu em definitivo para o Paços de Ferreira, onde a sua boa forma lhe valeu um regresso ao Estádio do Dragão, dois anos depois. Ainda assim, Sérgio Oliveira não se conseguiu afirmar de imediato e voltaria a ser emprestado esporadicamente.

Na época passada, já com Sérgio Conceição no leme, o médio foi reaproveitado numa altura em que o FC Porto procurava fazer uma retenção de custos. A marca dos cinco golos conseguida na temporada passada já foi obliterada até janeiro.

Sérgio Oliveira é o segundo melhor marcador do FC Porto, ficando ex aequo com Mehdi Taremi, que também conta com oito golos, mas em menos minutos de jogo.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.