Pós-troika, swap e irrevogável entre as dez finalistas a “Palavra do ano 2013”

sxc

foto: sxc

foto: sxc

Uma editora seleccionou dez palavras como as mais marcantes deste ano, entre as quais “grandolada”, “inconstitucional”, “irrevogável”, “papa”, “pós-troika” e “swap”, e vai colocá-las à escolha dos portugueses, a partir de hoje, para eleição da “Palavra do ano”.

A iniciativa é da Porto Editora, que tem uma componente histórica de especialização na área dos dicionários e da lexografia, tendo a escolha das dez palavras resultado do trabalho de “acompanhamento e análise da realidade da língua portuguesa”, feita pelos seus especialistas, explicou à Lusa fonte do grupo editorial.

As dez palavras finalistas de 2013 são: “bombeiro“, “coadoção“, “corrida“, “grandolada“, “inconstitucional“, “irrevogável“, “papa“, “piropo“, “pós-troika” e “swap“.

A escolha foi feita “com base em critérios de frequência de uso e de relevância assumida, quer através dos meios de comunicação social e das redes sociais, quer da utilização dos dicionários da Porto Editora nas suas versões online e mobile”, disse a mesma fonte.

A escolha da “palavra do ano” pode ser feita a partir de hoje, no site da Porto Editora, e até ao dia 31, comprometendo-se a editora a fazer “o ponto de situação da votação” todas as sextas-feiras. A palavra vencedora será conhecida na primeira semana de Janeiro.

No ano passado a palavra vencedora foi “entroikado“, que sucedeu a “austeriadade“, eleita em 2011.

Relativamente à lista das dez palavras, a mesma fonte explicou que “não podia fazer parte nenhuma palavra que tivesse sido seleccionada nos anos anteriores”.

A escolha da palavra “bombeiro” deve-se ao facto de, “neste verão, os bombeiros portugueses terem demonstrado uma enorme coragem no combate aos violentos incêndios que destruíram florestas e roubaram vidas”, explicou a mesma fonte.

“O projecto-lei que possibilita a coadoção por casais do mesmo sexo, apesar de adiado, tem sido alvo de discussão há vários meses”, daí a escolha do termo “coadoção”.

“As corridas entraram na rotina de cada vez mais portugueses, que participam em número crescente nas muitas provas que são organizadas por todo o país”, daí a escolha do vocábulo “corrida”.

“‘Grandolada‘ surgiu como uma acção de protesto contra a austeridade e o Governo, e afirmou-se como tal pela sua originalidade”, enquanto “os sucessivos chumbos do Tribunal Constitucional a várias medidas apresentadas pelo executivo em funções incrementou a frequência do uso da palavra ‘inconstitucionalidade'”.

Irrevogável“, foi como o então ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas “definiu a sua demissão que, no entanto, não se concretizou”, sendo actualmente vice-primeiro-ministro.

O cardeal Jorge Bergoglio, em Fevereiro passado, foi o primeiro latino-americano da história da Igreja Católica eleito papa, e daí a escolha da palavra, acrescentando a mesma fonte que “os primeiros meses de papado de Francisco têm surpreendido” e dado que falar.

Quanto à escolha de “piropo“, o ato é visto por alguns como galanteio e é entendido por outros como assédio verbal, “um tema que foi debatido por vários sectores da sociedade”.

“Com o fim do programa de intervenção previsto para meados de 2014, a grande preocupação da generalidade dos portugueses é o que se passará a seguir” e, por isso, “tanto se falar do pós-troika“, a nona palavra escolhida.

Quanto à selecção de “swap“, “apesar de ser uma palavra estrangeira e da sua especificidade, o vocábulo entrou nas conversas dos portugueses por causa das notícias sobre esse tipo de contratos”, justificou a mesma fonte.

Em 2009, quando se realizou pela primeira vez esta iniciativa, a “palavra do ano” foi “esmiuçar“. Em 2010, ano do campeonato do mundo de futebol na África do Sul, foi “vuvuzela“, em 2011, “austeridade“, que levou a melhor a “esperança“, classificada em segundo lugar, e, em 2012, “entroikado“, que recolheu 32% dos votos dos cibernautas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …