Portugueses criam saleiro inteligente que calcula o sal que deve ingerir

O excesso no consumo de sal é um problema de saúde de muitos portugueses. Um novo saleiro inteligente, criado por investigadores da Universidade do Porto, pode ajudar a consumir apenas a quantidade de sal recomendada.

Este saleiro inteligente calcula, em segundos, a quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para confeccionar refeições em família.

Investigadores da Universidade do Porto (UP) pediram este Verão a patente para este dispositivo cuja primeira versão do protótipo, baptizado de Salt Control, pesa 328 gramas. Tem “18 centímetros (cm) de comprimento, 12 de altura e 8,3 de largura”, descreve Carla Gonçalves, investigadora principal do iMC SALT, projecto científico que recebeu apoio de “233 mil euros” de fundos comunitários.

A olho nu, o protótipo do controlador de sal é uma caixa de plástico parecida com um saleiro de cozinha tradicional. Mas as semelhanças acabam aí. Ao carregar-se num botão, é injectada, numa gaveta com meia dúzia de centímetros, a quantidade de sal necessária para preparar uma sopa de um a três litros e ou para temperar o resto dos ingredientes para a refeição.

“Este equipamento ajuda porque já tem as doses previamente definidas. A pessoa selecciona o botão correspondente ao número de elementos da família para a qual vai confeccionar a refeição, e tem a dose de criança e a dose de adulto”, explica Carla Gonçalves, que é investigadora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e a principal responsável pela criação do controlador de sal.

Com esta invenção, o cozinheiro de serviço lá em casa não terá de se preocupar se está a usar sal em excesso na comida para os comensais. A dose é predefinida com algoritmos e depois basta clicar no botão certo.

O novo equipamento, que pode chegar ao mercado em 2023, vem ajudar a concretizar as recomendações alimentares da ingestão de sódio de sal da OMS que é de até cinco gramas por dia, com a ajuda de um mecanismo interno com uma lâmina e umas molas especiais.

Para ajudar a criar o processo mecânico, a FCNAUP teve como parceiro o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) da UP, tendo sempre em conta que o sal tem um “comportamento muito próprio”, porque com a humidade aglutina os grãos e os cristais não são iguais, refere Carla Gonçalves à Lusa.

Saleiro vai ser testado por famílias

Numa segunda fase do projecto, o objectivo é saber se o saleiro inteligente vai ter impacto na saúde das famílias. “Vamos perceber de que forma é que o equipamento entra nas famílias no momento de cozinhar, o que é que isso implica em termos de paladar“, conta Pedro Moreira, docente da FCNAUP e também elemento da equipa investigadora.

O próximo passo do projecto iMC Salt é uma intervenção clínica junto de “260 famílias portuguesas” para que utilizem, durante dois meses, em casa uma réplica daquele saleiro especial.

O novo aparelho feito em Portugal poderá ter um “grande impacto em termos de saúde, porque acrescenta uma mais-valia na prevenção do desenvolvimento de doença e no controle dos pacientes que sofrem de hipertensão, considera Carla Gonçalves.

Para além de Carla Gonçalves e de Pedro Moreira da FCNAUP e do INEGI, o projecto conta também com as parcerias do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital São João do Porto, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INÇA) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – U.Porto (ICBAS).

O problema do sal a mais

Quase todos os idosos portugueses (91,5% dos homens e 80% das mulheres) ingerem sal acima das recomendações da OMS e têm níveis baixos de potássio, indicou um estudo publicado em 2018 na revista Food & Nutrition Research.

Um outro estudo da UP, divulgado há quatro anos, concluía que quase todas as crianças portuguesas (93%) ingerem sal acima das recomendações da OMS, havendo crianças em Portugal a consumir 17 gramas de sal por dia (mais do triplo dos valores aconselhados), e que 85% dos adolescentes avaliados consumiam sal em excesso, havendo quem ingira 22 gramas de sal por dia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …