/

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu a partir desta quinta-feira e a funcionalidade ficou disponível ao final da tarde.

Para pedir o documento, deve visitar o portal do SNS24 e optar por uma das três opções de certificado: o da Vacinação, que comprova que o cidadão já tomou pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19; o de Testagem, para o caso de ainda não ter sido vacinado, mas ter testado negativo à covid-19; ou o de Recuperação, que comprova que o cidadão em causa esteve infetado, mas que recuperou da doença.

Depois de escolhida a opção, terá de indicar a sua data de nascimento e o número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Depois,é só confirmar o tratamento de dados pelas autoridades para que lhe seja enviado um código de acesso ao Certificado Digital Covid da União Europeia.

Os certificados digitais covid-19 são gratuitos, em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou enviados por email ao titular.

De acordo com o Regulamento Europeu do Certificado Digital, os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.