“Os portugueses viveriam muito bem como parte do império russo”

3

ZAP // DALL-E-2

Bandeira de Portugal no Kremlin, Rússia (simulação)

Lisboa volta a ser assunto quando se fala sobre a guerra na Ucrânia. Uma enorme tempestade “destruiu” trincheiras da Rússia.

O Inverno está a chegar e, nesta guerra de outros tronos, isso será sinónimo de vantagem para a Ucrânia.

Mais habituados ao seu território e mais conhecedores do seu terreno, na guerra com a Rússia os ucranianos poderão ter pequenas vitórias graças à Natureza.

Isso aconteceu ao longo dos últimos três dias: entre sábado e segunda-feira uma enorme tempestade na Ucrânia destruiu posições defensivas da Rússia na Crimeia.

O jornal Kiev Post cita o conselheiro ucraniano Anton Gerashchenko: “Uma tempestade destruiu trincheiras na Crimeia ocupada que o exército russo tinha construído nas praias”.

Jornais locais indicam que, em Eupatória, a água destruiu a linha de defesa na costa, edifícios e postos de tiro.

Esta tempestade registou ventos até 150 quilómetros por hora e a costa teve ondas de 9 metros.

O ministro da Energia da Rússia admitiu nesta segunda-feira que quase 2 milhões de pessoas ficaram sem electricidade por causa desta tempestade.

A tempestade já chegou a Kiev. Houve nevões e ventos fortes na capital, que está sob aviso laranja.

Portugal volta a ser assunto

Entretanto, e longe do terreno de batalha, o mesmo Anton Gerashchenko partilhou um vídeo do canal Russia-1, onde se voltou a falar sobre Portugal.

Em mais um debate sobre a guerra na Ucrânia e a ideia de criar um “império russo”, o apresentador Vladimir Solovyov começou por dizer que este conflito só se resolve se Berlim for “desnazificada”.

Mas logo a seguir seguiu mais para Ocidente: “E parem de dar Lisboa aos outros. Vocês (os outros participantes no programa) tentam abandonar Lisboa em todas as emissões deste programa!”.

Foi aí que alguém lembrou: “Mas Lisboa nunca fez parte da Rússia”. Vladimir respondeu: “É por isso que deveria fazer parte“.

Até que surgiu a pergunta: “Mas porque precisamos de Lisboa?”. Resposta: “Não precisamos mas gosto muito de Lisboa”, referiu, antes de passagens por Califórnia ou Hawai, entre sorrisos.

O russo defendeu que “é preciso ir até ao oceano” – novo reparo, quando outro apresentador lembrou que a Rússia não tem geopolítica virada para oceanos.

Mas Vladimir Solovyov concluiu: “Os portugueses viveriam muito bem se fizessem parte do império russo”.

ZAP //

3 Comments

  1. Deve ser o sonho de qualquer comunista. Ou então talvez não pois o hipocritas defendem tudo o que lá se faz, mas preferem viver aqui e não vão para lá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.