Portugueses andam a trocar cada vez mais de fornecedor de eletricidade

André Mouraux / Flickr

-

Os portugueses estão a mudar cada vez mais de fornecedor de eletricidade, tendo em março 2,5% dos clientes transitado de comercializador, com o segmento de pequenos negócios a ser o mais ativo, de acordo com o relatório da ERSE.

Segundo o relatório mensal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em março, 2,5% do número total de clientes mudou de comercializador, valor superior ao que se registara no mês anterior (2,4%).

Em termos de consumo, a intensidade com que se efetuou a mudança também cresceu face à registada em fevereiro (1,7%), com 2% do consumo global do mercado português a mudar de comercializador.

O segmento de pequenos negócios foi o mais ativo na mudança de fornecedor de eletricidade, liderando quer em termos de número, quer em termos de consumo, sendo seguido pelo segmento de clientes industriais, em número, e pelo segmento dos clientes domésticos, em consumo, lê-se no relatório mensal sobre o mercado liberalizado de eletricidade.

Em março, foram ainda registadas 12.980 mudanças de carteira entre comercializadores em mercado livre, o que reflete o aumento da concorrência: só os clientes domésticos podem optar por oito fornecedores diferentes, mais três do que há um ano.

Os consumidores podem mudar de comercializador de eletricidade as vezes que pretenderem, sendo um processo gratuito, que não implica qualquer alteração da instalação consumidora (por exemplo, o contador).

Em março, o mercado livre de eletricidade ganhou mais 120 mil clientes, um acréscimo de 4,8% face a Fevereiro, totalizando um número acumulado de cerca de 2,6 milhões de clientes.

Desde março de 2013, o número de consumidores no mercado livre aumentou cerca de 70%, a uma taxa média mensal de cerca de 4,5%, segundo o regulador do mercado.

Em março, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (cerca de 85% do total de clientes) e em consumos (cerca de 46% dos fornecimentos no ML).

Cerca de 3,4 milhões de consumidores ainda estavam em março no mercado regulado, sendo a maior parte (3,4 milhões) clientes domésticos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …