Portugueses andam a trocar cada vez mais de fornecedor de eletricidade

André Mouraux / Flickr

-

Os portugueses estão a mudar cada vez mais de fornecedor de eletricidade, tendo em março 2,5% dos clientes transitado de comercializador, com o segmento de pequenos negócios a ser o mais ativo, de acordo com o relatório da ERSE.

Segundo o relatório mensal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em março, 2,5% do número total de clientes mudou de comercializador, valor superior ao que se registara no mês anterior (2,4%).

Em termos de consumo, a intensidade com que se efetuou a mudança também cresceu face à registada em fevereiro (1,7%), com 2% do consumo global do mercado português a mudar de comercializador.

O segmento de pequenos negócios foi o mais ativo na mudança de fornecedor de eletricidade, liderando quer em termos de número, quer em termos de consumo, sendo seguido pelo segmento de clientes industriais, em número, e pelo segmento dos clientes domésticos, em consumo, lê-se no relatório mensal sobre o mercado liberalizado de eletricidade.

Em março, foram ainda registadas 12.980 mudanças de carteira entre comercializadores em mercado livre, o que reflete o aumento da concorrência: só os clientes domésticos podem optar por oito fornecedores diferentes, mais três do que há um ano.

Os consumidores podem mudar de comercializador de eletricidade as vezes que pretenderem, sendo um processo gratuito, que não implica qualquer alteração da instalação consumidora (por exemplo, o contador).

Em março, o mercado livre de eletricidade ganhou mais 120 mil clientes, um acréscimo de 4,8% face a Fevereiro, totalizando um número acumulado de cerca de 2,6 milhões de clientes.

Desde março de 2013, o número de consumidores no mercado livre aumentou cerca de 70%, a uma taxa média mensal de cerca de 4,5%, segundo o regulador do mercado.

Em março, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (cerca de 85% do total de clientes) e em consumos (cerca de 46% dos fornecimentos no ML).

Cerca de 3,4 milhões de consumidores ainda estavam em março no mercado regulado, sendo a maior parte (3,4 milhões) clientes domésticos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …