Empresário português vende a casa para processar Huawei por roubo de patente

Um empresário português está a processar a Huawei por roubo de patente. O inventor luso teve mesmo de vender a sua casa para poder sustentar os custos judiciais para processar a gigante chinesa.

Rui Pedro Oliveira foi o criador de uma lente para smartphones, a SMATCAM, que melhorava a capacidade para tirar fotografias com o telemóvel. Depois de a ter inventado em 2012, no ano seguinte levou o produto aos Estados Unidos para que fosse patenteado.

Aquando da sua estadia nos Estados Unidos, o português reuniu-se com a Huawei para lhes mostrar a sua invenção. Segundo Rui Pedro Oliveira, a fabricante chinesa “mostrou-se muito interessada“.

“Houve desde logo muito interesse na invenção e com o acordo de confidencialidade assinado, os quatro representantes da Huawei que estavam presentes na reunião no Texas sabiam perfeitamente que estavam perante uma coisa secreta e que não podiam usar nada”, defende o empresário, em declarações à RR.

No entanto, a marca nunca mais deu resposta ao empresário e, em 2017, lançou um produto idêntico, que na opinião de Rui Pedro viola a patente registada. A olho nu as câmaras parecem semelhantes e, segundo o português, a nível técnico também.

(dr) Imaginew

SMATCAM, a lente criada pelo empresário português. (dr)

(dr) Huawei

Ebvuzuib 360, a lenta lançada pela Huawei. (dr)

Isto é uma cópia exata do que vos mostrei há alguns anos. Não só no design como, sobretudo, na forma como a lente comunica com o telemóvel, que é exatamente como eu imaginei”, escreveu numa mensagem enviada às pessoas da Huawei com quem tinha estado reunido.

O caso ainda não chegou a tribunal, mas para contratar um advogado norte-americano, o CEO da Imaginew viu-se obrigado a vender a sua casa no Porto, onde vivia com a mulher e a filha de dez anos. “O que eu e os meus advogados andamos a tentar resolver há seis meses com boa-fé, a Huawei poderia resolver em seis horas, com boa vontade”, disse o empresário, citado pelo Público.

Depois de vender a casa, em setembro de 2018, escolheu como advogado George Neuner, de Boston, a mesma cidade onde tinha desenvolvido os pedidos de patente. Se não houver avanços até ao fim de março, Rui Pedro diz que vai recorrer à justiça dos EUA

https://www.facebook.com/ruipedro/posts/10157302477800362

Huawei desmente e ameaça avançar com processo

Em comunicado enviado ao jornal Público, a Huawei garante que não violou os direitos de propriedade intelectual relativos a uma lente para telemóveis inventada pelo português.

Na mesma nota, a empresa chinesa — que enfrenta diversas acusações de roubo de patentes nos Estados Unidos — assegura que “tem um registo sólido de respeito pelos direitos de propriedade intelectual” e, em resposta à acusação de Rui Pedro Oliveira, garante também que “a câmara Huawei EnVizion 360 foi totalmente desenvolvida pela equipa de I&D na China”, escreve o diário.

“Por isso”, conclui, “negamos as alegações de plágio de design feitas por Rui Pedro Oliveira, ou infrações com qualquer tipo de patentes relacionadas com os EUA”. A nota remata ainda que se reserva “o direito de acionar ações legais em resposta às falsas acusações”, aludindo a um possível processo na Justiça.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …