Empresário português vende a casa para processar Huawei por roubo de patente

Um empresário português está a processar a Huawei por roubo de patente. O inventor luso teve mesmo de vender a sua casa para poder sustentar os custos judiciais para processar a gigante chinesa.

Rui Pedro Oliveira foi o criador de uma lente para smartphones, a SMATCAM, que melhorava a capacidade para tirar fotografias com o telemóvel. Depois de a ter inventado em 2012, no ano seguinte levou o produto aos Estados Unidos para que fosse patenteado.

Aquando da sua estadia nos Estados Unidos, o português reuniu-se com a Huawei para lhes mostrar a sua invenção. Segundo Rui Pedro Oliveira, a fabricante chinesa “mostrou-se muito interessada“.

“Houve desde logo muito interesse na invenção e com o acordo de confidencialidade assinado, os quatro representantes da Huawei que estavam presentes na reunião no Texas sabiam perfeitamente que estavam perante uma coisa secreta e que não podiam usar nada”, defende o empresário, em declarações à RR.

No entanto, a marca nunca mais deu resposta ao empresário e, em 2017, lançou um produto idêntico, que na opinião de Rui Pedro viola a patente registada. A olho nu as câmaras parecem semelhantes e, segundo o português, a nível técnico também.

(dr) Imaginew

SMATCAM, a lente criada pelo empresário português. (dr)

(dr) Huawei

Ebvuzuib 360, a lenta lançada pela Huawei. (dr)

Isto é uma cópia exata do que vos mostrei há alguns anos. Não só no design como, sobretudo, na forma como a lente comunica com o telemóvel, que é exatamente como eu imaginei”, escreveu numa mensagem enviada às pessoas da Huawei com quem tinha estado reunido.

O caso ainda não chegou a tribunal, mas para contratar um advogado norte-americano, o CEO da Imaginew viu-se obrigado a vender a sua casa no Porto, onde vivia com a mulher e a filha de dez anos. “O que eu e os meus advogados andamos a tentar resolver há seis meses com boa-fé, a Huawei poderia resolver em seis horas, com boa vontade”, disse o empresário, citado pelo Público.

Depois de vender a casa, em setembro de 2018, escolheu como advogado George Neuner, de Boston, a mesma cidade onde tinha desenvolvido os pedidos de patente. Se não houver avanços até ao fim de março, Rui Pedro diz que vai recorrer à justiça dos EUA

https://www.facebook.com/ruipedro/posts/10157302477800362

Huawei desmente e ameaça avançar com processo

Em comunicado enviado ao jornal Público, a Huawei garante que não violou os direitos de propriedade intelectual relativos a uma lente para telemóveis inventada pelo português.

Na mesma nota, a empresa chinesa — que enfrenta diversas acusações de roubo de patentes nos Estados Unidos — assegura que “tem um registo sólido de respeito pelos direitos de propriedade intelectual” e, em resposta à acusação de Rui Pedro Oliveira, garante também que “a câmara Huawei EnVizion 360 foi totalmente desenvolvida pela equipa de I&D na China”, escreve o diário.

“Por isso”, conclui, “negamos as alegações de plágio de design feitas por Rui Pedro Oliveira, ou infrações com qualquer tipo de patentes relacionadas com os EUA”. A nota remata ainda que se reserva “o direito de acionar ações legais em resposta às falsas acusações”, aludindo a um possível processo na Justiça.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …