/

Português resolveu problemas de um estádio (e ganhou concurso mundial com isso)

(dr) UC

Arthur Jorge Correa

Aluno da Universidade de Coimbra venceu uma competição que contou com milhares de estudantes de diversos países. Trabalhou nas filas de espera e nos lucros baixos.

Um aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) venceu uma competição internacional, entre milhares de estudantes de todo o mundo, com um trabalho na área da logística desportiva, anunciou a instituição.

O estudante de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, Arthur Jorge Correa, foi o vencedor da Student Simulation Competition, promovida pela empresa Simio, dos Estados Unidos da América, ao concorrer com um trabalho “ligado à avaliação das operações e da logística durante um jogo de futebol”, afirma a FCTUC em comunicado.

“O objectivo era simular as operações num estádio de futebol com capacidade para 5000 pessoas, que tinha muitos problemas, por exemplo, longas filas de espera e, por consequência, a baixa satisfação dos adeptos e também baixos níveis de lucros, porque com longas filas os adeptos acabavam por desistir de utilizar os serviços disponíveis”, adianta Arthur Jorge Correa, distinguido com um prémio de 2500 dólares (2350 euros).

Para resolver estes problemas, segundo a FCTUC, o aluno do Departamento de Engenharia Mecânica “construiu um modelo-base que reflecte a situação actual do sistema, implementando medidas para melhorar as operações, os lucros e a satisfação dos adeptos”, recorrendo ao programa informático de simulação da Simio.

“Uma das melhorias implementadas foi uma fila de espera rápida na entrada do estádio, porque, por exemplo, os adeptos podiam trazer bolsa ou não e o modelo actual considerava que os adeptos sem bolsa tinham que esperar a revista dos adeptos com bolsa. Assim, implementei uma fila para os adeptos que não trazem mochila e passam directamente para a entrada do estádio”, explica Arthur Jorge Correa, citado na nota.

O jovem, por outro lado, também considerou “a opção de voluntários nas lojas e nos bares do estádio, o que permitiria uma redução de custos, filas rápidas também nos bares para adeptos que só queriam comprar bebidas e, ainda, um ajuste na capacidade, porque muitos serviços não tinham pessoal para atender toda a procura”.

Ter vencido a competição mundial, além de ser “fundamental para o currículo”, permitiu ao aluno “aprender mais sobre simulação” numa área em que “gostaria de trabalhar no futuro”.

Com sede na Pensilvânia, nos EUA, e representada em mais de 28 países, a Simio “foi criada para fornecer soluções de ponta na área do design, emulação e agendamento de sistemas complexos”, refere a FCTUC.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.